HIV, IST e Outros

Terapia antirretroviral temporária pode controlar o HIV, aponta estudo

De acordo com estudo conduzido por Léo Plaçais, do Hospital Bicêtre, em Le Kremlin-Bicêtre, na França, pessoas que vivem com o HIV podem controlar o vírus fazendo uso da terapia antirretroviral (TARV) de forma temporária, permanecendo um longo tempo com a carga viral baixa ou indetectável. O ensaio foi publicado, em setembro de 2021, na revista EClinical Medicine.

Trezentas e duas pessoas vivendo com HIV participaram do estudo e foram acompanhadas, de 2007 a 2019, por cerca de cinco anos e meio. Os participantes viviam com o vírus por, em média, 14,8 anos. Um quarto deles manteve carga viral indetectável (abaixo de 50 cópias/ml) desde o diagnóstico. O restante apresentou picos da carga viral de até 2 mil cópias/ml, embora também tenha se mantido com carga viral baixa ou indetectável por algum tempo.

Durante o período do estudo, 30% dos participantes iniciaram a TARV. Dentre os que começaram o tratamento, 47% o fizeram por uma queda na contagem de CD4 de pelo menos 200 células, 26% devido à perda de controle virológico e 13% por elementos não relacionados ao HIV, como hepatite B ou C, herpes zoster e doenças cardiovasculares. Outros motivos incluíram gravidez e preocupação com a possível transmissão do vírus para um parceiro HIV negativo.

Treze pessoas optaram por interromper a TARV devido a eventos adversos ou escolha pessoal, após, em média, 64 dias. No entanto, 11 participantes retomaram o tratamento. O tempo de folga da TARV variou consideravelmente: três pessoas permaneceram três anos sem o medicamento e uma levou um tempo ainda maior para retomar a terapia. As outras ficaram afastadas por cerca de nove meses.

Em todos os participantes, exceto um, a carga viral ficou abaixo de 2 mil cópias/ml durante o tempo fora da TARV e, na medida em que as razões para o reinício do tratamento foram relatadas, uma baixa contagem de CD4 parece ter sido o motivo principal. Entretanto, as contagens de CD4 aumentaram ou se estabilizaram em 75% das pessoas que pararam com a terapia.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que a TARV temporária, usada como uma opção terapêutica, pode ser um aliado importante no tratamento das pessoas que vivem com HIV. Porém, ressaltam que essa estratégia ainda precisa ser testada em ensaios mais abrangentes.

Fonte: Revista EClinical Medicine, de 28 de setembro de 2021.

(https://www.thelancet.com/journals/eclinm/article/PIIS2589-5370(21)00243-1/fulltext#supplementaryMaterial)