HIV, IST e Outros

Países que criminalizam práticas sexuais e uso de drogas têm piores resultados de HIV

Os países que criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo, o trabalho sexual e o uso de drogas têm mais pessoas com HIV não diagnosticado e taxas mais baixas de supressão viral do que os países que não criminalizam ou que criminalizam em menor grau essas práticas. Essa foi a conclusão de um estudo liderado por Mattew Kavanagh, da Universidade de Georgetown (EUA),e divulgado, em junho de 2021, na publicação MedRvix.

Esse estudo considerou dados de todos os 194 estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi avaliado se os países que possuem leis de criminalização alcançaram melhores ou piores resultados relacionados ao HIV, no que diz respeito ao conhecimento de status de HIV e supressão viral.

Em países que criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo, os resultados revelam que o conhecimento da condição de HIV era 11% menor entre os que viviam com o vírus em comparação com as nações sem criminalização. Da mesma forma, os países que criminalizam o trabalho sexual têm 10% menos pessoas sabendo de sua situaçãoem relaçãoao HIV do que os países que não o fazem. Esse padrão se manteve para a criminalização do uso de drogas, onde o conhecimento do status de HIV era 14% menor nas nações que criminalizam.

Quanto às taxas de supressão viral, elas foram mais baixas em países que criminalizam relações entre pessoas do mesmo sexo (8%), o trabalho sexual (6%) e o uso de drogas (15%). Segundo os pesquisadores, um país sem criminalizações poderia ter taxas de supressão viral até 18% mais altas do uma nação que criminaliza todas as três práticas.

O estudo enfatiza a necessidade crucial de remover barreiras legais e sistêmicas quando se trata de reduzir o número de infecções por HIV em todo o mundo. Isso se reflete nas metas da UNAIDS para 2025: ter menos de 10% dos países com leis punitivas e menos de 10% das pessoas que vivem com o vírus sofrendo qualquer tipo de estigma, discriminação, desigualdade de gênero e violência.

Fonte: site do Aidsmap, de 21 de junho de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/jun-2021/countries-criminalise-same-sex-relationships-sex-work-and-drug-use-have-poorer-hiv)

Link para o estudo: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.06.04.21258360v1