2021 Notícias

Anticorpo monoclonal Leronlimab previne a infecção por HIV em macacos

De acordo com pesquisa da Oregon Health & Science University, publicada na Nature Communications em junho de 2021, o anticorpo monoclonal experimental Leronlimab (feito em laboratório) pode prevenir completamente a infecção do HIVentre primatas não humanos. Os resultados servirão de base para um futuro ensaio clínico em humanos avaliando o Leronlimab como uma potencial profilaxia de pré-exposição (PrEP) para prevenir a infecção em humanos.

“Os resultados do estudo indicam que o Leronlimab pode ser uma nova arma contra a epidemia de HIV”, disse o pesquisador principal do estudo e co-autor do artigo, Jonah Sacha. De acordo com ele, os resultados pré-clínicos, visando o co-receptor do HIV CCR5, têm potencial para serem inovadores, já que se trata deuma ferramenta capaz de imitar as mutações genéticas do CCR5 que tornaram alguns indivíduos imunes à infecção e levarama dois casos de cura parcial do HIV.

O medicamento injetável já foi estudado em ensaio de Fase 3 como um tratamento potencial para pessoas que vivem com HIV quando usado em combinação com medicamentos antirretrovirais padrão. O fabricante CytoDyn está enviando informações ao Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, visando sua aprovação para esse uso.

As opções de PrEP existentes geralmente requerem uso frequente, como uma pílula diária ou o esquema sobdemanda ou infusões que devem ser administradas em clínicas. O Leronlimab foi concebido para ser uma injeção autoadministrável e, para estudar sua eficácia como um potencial medicamento para PrEP, a equipe de pesquisa criou três grupos de seis macacos rhesus: dois grupos receberam doses diferentes do anticorpo, enquanto o terceiro serviu como controle, não recebendo o medicamento experimental.

Os macacos que receberam a dose mais alta de 50 miligramas por quilograma de peso a cada duas semanas foram completamente protegidosdo HIV. Em contraste, dois dos animais que receberam a dose mais baixa de 10 miligramas por quilograma por semana foram infectados, assim como todos os animais do grupo de controle. Após os resultados desse estudo, o fabricante está planejando conduzir um ensaio clínico inicial investigando o Leronlimab como uma alternativa de PrEP para pessoas já em 2022. As doses humanas provavelmente seriam menores que as aplicadas no estudo inicial, pois as células do macaco rhesus têm mais proteína CCR5 de superfície do que as humanas.

Enquanto isso, JonahSacha já está tentando tornar a Leronlimab mais fácil de usar. Ele recebeu uma doação do NationalInstituteof Health, agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, de US$ 3 milhõespara desenvolver uma formulação concentrada e mais duradoura do medicamento. O objetivo é que possa ser aplicada a cada três meses, em razão de injeções com espaços maiores de tempo costumarem aumentar a adesão ao processoe, portanto, melhorar a eficácia.

A equipe de pesquisa dedicou o estudo a Timothy Ray Brown, que morreu em 29 de setembro de 2020 e era conhecido como o “Paciente de Berlim”, a primeira pessoa curada do HIV.Enquanto vivia em Berlim, em 2007, Brown foi submetido a um transplante de medula óssea para tratar seu câncer no sangue. O procedimento eliminou o HIV em Brown porque a medula óssea transplantada veio de um doador que tinha uma mutação rara que eliminou o gene CCR5, que forma a proteína de superfície por meio da qual o vírus entra nas células.  Brown também é co-autor do artigo e inspirou cientistas que continuam trabalhando nessa pesquisa.

Fonte: Science Daily, 7 de junho de 2021

https://www.sciencedaily.com/releases/2021/06/210607202210.htm