2021 Notícias

ImPrEP inicia nova pesquisa on-line junto à população LGBTQIA+ no Brasil, México e Peru

Em 2018, o ImPrEP realizou uma enquete on-line junto a cerca de 20 mil respondentes gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens nos três países que integram o estudo: Brasil, México e Peru.O principal objetivo foi conhecer os fatores associados ao conhecimento, o interesse e o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A enquete resultou em diversos e importantes trabalhos publicados e apresentados nos principais congressos mundiais ligados à epidemia de HIV/Aids (para ler os resumos, basta acessar a aba Estudos e Pesquisas do site www.imprep.org).

Três anos depois, é preciso dar continuidade a esse trabalho visando à elaboração de novas análises. Nesse sentido, em maio de 2021, o ImPrEP deu início a uma nova rodada da enquete junto à população LGBTQIA+ dos três países, para saber se houve mudanças quanto ao grau conhecimento, aceitabilidade e uso da PrEP, incluindo abordagens sobre novas tecnologias da profilaxia, informação sobre HIV e comportamentos.

“A meta é alcançar 15 mil respondentes, via apps para encontros como Hornet, em mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, e nas páginas institucionais do ImPrEP”, afirma Thiago Torres, pesquisador do ImPrEP. A duração prevista do trabalho é de aproximadamente dois meses, já tendo sido iniciado em 14 de maio passado no Brasil e no México por meio do Hornet. No Peru, deve começar no dia 24.

Os interessados em participar da enquete devem ter mais de 18 anos, podendo acessar o questionário em http://s.alchemer.com/s3/c501b8b429c0