PrEP: tecnologia de prevenção

Implante reformulado de islatravir deve fornecer PrEP por mais de um ano

Uma nova formulação da substância islatravir, na forma de um pequeno implante removível, deve fornecer medicamento suficiente para atuar como PrEP, ou fazer parte da terapia antirretroviral combinada, por mais de um ano. A boa notícia veio de um estudo apresentado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada virtualmente de 6 a 10 de março.

O estudo, ainda na Fase 1, é semelhante ao trabalho apresentado em 2019 pelo mesmo pesquisador, Randolph Matthews, da Merck, empresa multinacional que desenvolve o islatravir. A principal diferença da nova formulação é a existência de uma pequena quantidade do elemento não tóxico de bário, substância visível ao exame de raio-X. Nessa nova modalidade de profilaxia, o implante pode eventualmente “migrar” para um local do corpo indevido, precisando ser imediatamente localizado e removido.

Outra diferença em relação aos implantes testados há dois anos é o fato de essa nova formulação conter uma quantidade menor de medicamentos. No estudo de 2019, os implantes apresentavam um total de 62mg da droga. No novo estudo foram utilizadas doses de 48mg, 52mg e 56mg.

Na mesma sessão,  Munjal Patel, também da Merck, afirmou que um nível de 0,05 picomols do medicamento por milhão de células (0,05pmol/106células) deve ser mais do que suficiente para prevenir a infecção por HIV. Este nível foi determinado observando os resultados de três subestudos diferentes: um de voluntários humanos tratados com islatravir, um que expôs macacos a um HIV artificial e um em que a capacidade do islatravir de inibir a replicação do HIV nas células foi medida diretamente.

Claramente, esse estudo ainda não pode demonstrar com exatidão os níveis de medicamento após o período de um ano do implante. Somente na Fase 2, ainda não iniciada, isso será possível. Porém, as projeções atuais prevêem que em 12 meses o nível médio do medicamento seria de três a quatro vezes acima do 0,05pmol/106células. Ainda de acordo com as projeções, apenas 2,5% dos usuários podem não atingir esse patamar.

Fonte: site do Aidsmap, de 9 de março de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/mar-2021/reformulated-islatravir-implant-should-provide-prep-over-year)