2020 Notícias

ESTUDO INGLÊS ANALISA A INTERNAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS HIV+ QUE CONTRAÍRAM A COVID-19

Em Londres, estudos conduzidos por Kate Childs, do Departamento de Saúde Sexual do King’s College Hospital, apontam que pessoas negras vivendo com HIV e que contraíram a Covid-19 apresentaram uma probabilidade significativamente maior de serem internadas do que outras pessoas com HIV.

Os resultados, divulgados na publicação Clinical Infectious Diseases, são oriundos de estudos pioneiros que analisam fatores de risco para a Covid-19 em pessoas vivendo com HIV. Os trabalhos fornecem as primeiras comparações de pessoas soropositivas que têm – ou não – tratamento necessário para o coronavírus.

O King’s College Hospital, localizado no sul de Londres, atende a um dos distritos mais etnicamente diversos da Europa e mais da metade de sua coorte de pacientes de HIV é de origem negra. Os médicos relataram os resultados da Covid-19, confirmados por testes, em pessoas com HIV e analisaram os fatores de risco para resultados graves, comparando pacientes hospitalizados com toda a coorte de HIV do hospital.

A coorte de HIV do King’s College é composta por 61% de pessoas do sexo masculino e 58% de negros com idade média de 49 anos. Dezoito pessoas vivendo com HIV foram internadas com Covid-19, com sete delas apresentando resultados graves – necessidade de ventilação mecânica ou unidade de tratamento intensivo -, incluindo cinco óbitos.

Dos internados, 56% eram obesos, 33% apresentavam hipertensão e 28% tinham doença renal crônica. Obesidade, diabetes e doença renal crônica foram comuns nos casos com desfechos graves quando comparados a casos não graves.

Entre as pessoas que vivem com HIV, ser negro e ter uma menor contagem de CD4, antes da admissão no hospital, foram os únicos fatores significativamente associados a um risco aumentado de hospitalização (o estudo não comparou a prevalência de vulnerabilidades, como hipertensão e diabetes, entre pessoas com Covid-19 e toda a coorte de HIV).

Fonte: site do Aidsmap, de 3 de junho de 2020.

(http://www.aidsmap.com/news/jun-2020/which-people-living-hiv-are-higher-risk-covid-19)