2020 Notícias

DESAFIOS DIAGNÓSTICOS COM USO DA PREP NOS ESTÁGIOS INICIAIS DO HIV

Onze casos de uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) durante a infecção precoce pelo HIV não diagnosticada, conhecida como “sobreposição HIV/PrEP”, foram documentados em um estudo conduzido por Michael Peluso, da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF), de 2015 a 2019, na região. O médico apresentou possíveis explicações para esses casos na Conferência sobre Infecções Retrovirais (CROI 2020), realizada virtualmente em março.

A PrEP já se mostrou eficaz se usada de maneira correta (PrEP diária e PrEP sob demanda), prevenindo 99% das infecções. A falha da PrEP em casos de boa adesão é rara e, na maioria das vezes, causada pela transmissão de um vírus resistente. No entanto, o uso de PrEP durante a infecção precoce pelo HIV pode complicar o diagnóstico, reduzindo ou atrasando a detecção de antígenos virais ou as respostas dos anticorpos de um indivíduo ao vírus.

O estudo, denominado UCSF Treat Agute HIV Study, contou com 58 participantes: 87% eram gays/outros homens que fazem sexo com homens (HSH), com idade média de 30 anos e tempo médio de diagnóstico de 29 dias. Trinta e quatro participantes nunca haviam feito uso de PrEP, enquanto 40% usaram a profilaxia em algum momento. Houve 11 casos de sobreposição de HIV/PrEP. Uma vez confirmada a infecção, os participantes iniciaram imediatamente o tratamento antirretroviral (TARV) e foram monitorados de perto.

Desses 11 casos, os pesquisadores identificaram cenários que ilustram desafios diagnósticos. Há suspeita de resistência emergente à profilaxia, que se desenvolve quando é iniciada a PrEP de duas drogas (truvada ou tenofovir disoproxil fumarato/ emtricitabina) e quando existe uma alta carga viral. Peluso sugeriu, também, que se os níveis de exposição ao HIV forem muito altos, a PrEP pode ser potencialmente menos protetora, apesar da boa adesão. Para o médico, há um limiar em que o medicamento, se “sobrecarregado” pode perder a sua eficácia.

Fonte: site do Aidsmap, de 18 de março de 2020 (https://www.aidsmap.com/news/mar-2020/diagnostic-challenges-prep-use-during-early-hiv-infection)

Para ver o abstract, acesse http://www.croiconference.org/sessions/diagnostic-and-therapeutic-challenges-arise-early-hiv-infection-prep

Foto: Aehnc-Mapuyk/Pixabay