2019 PrEP: temas gerais

Barreiras e desafios para a implementação da PrEP em unidades de saúde públicas na América Latina: primeiras lições do ImPrEP no Peru

O pesquisador principal do projeto ImPrEP no Peru, Carlos Cáceres, e a pesquisadora peruana Kelika Konda foram os responsáveis por apresentar os resultados desse estudo na Conferência International AIDS Society 2019, realizada na Cidade do México, em julho.

 

Como se sabe, desde 2015 a PrEP é recomendada para pessoas com risco substancial para o HIV. Devido à sua lenta implantação, no entanto, o acesso permanece insuficiente em termos globais, em especial dentro dos programas nacionais de prevenção ao HIV. Projetos de demonstração em andamento estão ajudando a documentar e resolver dificuldades, como o ImPrEP. 

O estudo realizou análise preliminar da implementação do ImPrEP em nove unidades de saúde pública de seis cidades peruanas, visando caracterizar/resolver problemas atuais e identificar possíveis problemas caso o Ministério da Saúde local decida continuar/expandir o programa após meados de 2020. Entrevistas semiestruturadas buscaram identificar as principais preocupações na implementação do programa. Também foram analisados dados de monitoramento da PrEP em todos os locais, como tempo de implementação e questões emergentes que afetam a qualidade do atendimento. 
 

Para a implementação da ação, foram abordadas as lacunas básicas de infraestrutura em cada local, como equipamentos de laboratório, mobília, renovação de espaços. Uma vez iniciada, novos pontos de estrangulamento se tornaram visíveis: horários limitados para coleta de amostras de sangue, disponibilidade limitada ou imprevisível de médicos e longos períodos de espera. Atendimento clínico matutino, altamente inconveniente para mulheres trans e profissionais do sexo se mostraram comuns. Entre as conclusões do estudo, provedores e usuários de unidades de saúde públicas estão interessados na PrEP. No entanto, uma implantação bem planejada implica atualização nas condições gerais, gerando oportunidade de investir no fortalecimento da infraestrutura de saúde para oferecer serviços combinados de prevenção de HIV no Peru e países semelhantes.

Para conhecer o conteúdo desse pôster, acesse http://programme.ias2019.org/Abstract/Abstract/3048

 

Autores do estudo: Carlos Caceres, Kelika Konda, G. Calvo, Juan Vicente Guanira, X. Salazar, A. Nunez-Curto, S. Vargas, E. Lugo, X. Gutierrez, B. Huaman, do Estudo ImPrEP