2019 Fique sabendo! Notícias Últimas

O ImPrEP estará no IAS 2019

Uma diversificada programação marcará a participação de representantes dos três países que compõem o projeto ImPrEP (Brasil, Peru e México)  na 10ª Conferência em Ciência do HIV da International Aids Society (IAS) 2019, a se realizar em julho na Cidade do México. Confira a programação ImPrEP.

Simpósios satélites

– Dia 21/7: “PrEP e infecções sexualmente transmissíveis: oportunidades e desafios”, com a pesquisadora principal do ImPrEP, Valdiléa Veloso, que estará ao lado de representantes de outras instituições, em iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde. Nesse mesmo dia, Valdiléa também participará do simpósio “É tempo de PrEP na América Latina e Caribe”, iniciativa da Organização Panamericana de Saúde.

– Dia 22/7: “Alcançando os jovens onde eles estão: criando demanda e fornecendo serviços de PrEP”, com a pesquisadora e coordenadora do projeto PrEP 15-19 em Salvador, Inês Dourado, e “A situação dos povos indígenas: superando as lacunas de dados para melhores resultados de prevenção e assistência”, com apresentação da pesquisadora e coordenadora do projeto ImPrEP Brasil, Cristina Pimenta, que também atuará como co-chair.

– Dia 23/7:“Implementação da PrEP para homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans na América Latina – primeiras lições da iniciativa ImPrEP: alcance, envolvimento e retenção”, com vários integrantes dos três países do projeto, como Valdiléa Veloso e os pesquisadores principais Carlos Cáceres e Hamid Vega, do Peru e México, respectivamente.

Também no dia 23, acontecerá o simpósio “Abordagens e oportunidades na pesquisa em ciências comportamentais e sociais relacionadas ao HIV: uma visão dos Institutos Nacionais de Saúde”, com a co-pesquisadora principal do ImPrEP Brasil Beatriz Grinsztejn.

– Dia 24/7: “Saúde sexual e reprodutiva e prevenção ao HIV”, organizado pela universidade sul-africana Witswatersrand, na qual Valdiléa Veloso atuará como co-chair.

Apresentações orais

– Dia 23/7: “Segurança, persistência inicial e adesão à PrEP iniciada na primeira consulta entre HSH e mulheres trans no Brasil, México e Peru: o Estudo ImPrEP”, com Valdiléa Veloso.

Ainda no dia 23, a coordenadora clínica do ImPrEP Brasil, Brenda Hoagland, Inês Dourado e Hamid Vega atuarão como co-chairs nas apresentações “Prevenção ao HIV: as fronteiras finais”, “Priorizando serviços para a população trans” e “Start, stop, restart: suporte ao uso efetivo de PrEP”, respectivamente.

– Dia 24/7: “Avaliação qualitativa da implementação da PrEP no Brasil: ImPrEPStakeholders”, com Cristina Pimenta. Já o médico peruano Juan Vicente Guanira apresentará “Infecção aguda pelo HIV entre pessoas que iniciaram a PrEP: a experiência do ImPrEP no contexto da prevenção combinada no Brasil, Peru e México”.

Além disso, no dia 24, a pesquisadora do ImPrEP Raquel de Boni atuará como co-chair na apresentação oral “Autoteste: a caminho do último quilômetro”.

Pôsteres

– Dia 22/7: “Sexo, drogas e álcool”, com Hamid Vega como co-chair da sessão de apresentação oral de pôsteres.

– Dia 23/7: “Análises acerca dos resultados da enquete on-line realizada em 2018 com gays e HSH dos três países que integram o consórcio ImPrEP, sobre conhecimento de PrEP, disposição para usá-la e perfil de risco”, com opesquisador brasileiro, Thiago Torres.

– Dia 24/7: “Fatores associados com risco percebido e risco real entre HSH brasileiros, peruanos e mexicanos”, com Hamid Vega, e “Barreiras e desafios para a implementação da PrEP em unidades de saúde públicas na América Latina: primeiras lições do ImPrEP no Peru”, com Carlos Cáceres, que também será palestrante em uma das plenárias principais do evento, analisando o cenário de jovens gays HSH na América Latina.

Ainda no dia 24, a pesquisadora do ImPrEP Peru Kelika Konda atuará como co-chair na apresentação oral de pôster “Engajando provedores para melhorar o acesso à PrEP”.

Programações especiais

No dia 22, Beatriz Grinsztejn e Carlos Cáceres estarão presentes no encontro da comissão editorial do Journal of International AIDS Society, e no dia 23, Valdiléa Veloso participará da conferência temática de imprensa “Avanços na prevenção do HIV”.

Sobre a IAS

A Conferência do IAS sobre Ciência do HIV é a reunião mais influente do mundo em pesquisa sobre o HIV e suas aplicações. Essa conferência bienal apresenta os avanços críticos em pesquisa básica, clínica e operacional que levam a ciência à política e à prática. Por meio de seu desenvolvimento de programas abertos e inclusivos, a reunião estabelece o padrão ouro da pesquisa em HIV, apresentando estudos altamente diversificados e de ponta.

Na edição 2019, são aguardados representantes de mais de 160 países, entre pesquisadores, líderes comunitários, assessores jurídicos, financiadores, entre outros, com previsão de apresentação de 1.100 trabalhos científicos e  realização de 90 simpósios-satélites.