Fique sabendo! Notícias Últimas

Encontro de Lima: presente e futuro do ImPrEP

Lima foi a capital do projeto ImPrEP, de 13 a15 de maio passado, ao sediar a  reunião anual do consórcio do projeto que abarca Brasil, México e Peru.Os objetivos principais foram avaliar a implementação do estudo nos três países, planejar a implementação de novas atividades do ImPrEP pelos próximos anos e familiarizar os participantes com os serviços de PrEP no Peru.

Pelo ImPrEP Brasil, compareceram a pesquisadora principal, Valdiléa Veloso, e os seguintes integrantes da equipe do projeto: Brenda Hoagland, Raquel De Boni, Thiago Torres, Ronaldo Ismério, Alessandra Ramos, Cristina Pimenta, Marcos Benedetti, Lucilene Freitas e Nilo Fernandes, que, ao lado dos integrantes do ImPrEP de Peru e México, debateram temas fundamentais sobre a profilaxia junto a representantes da Unitaid, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (Opas).  

Agenda

No primeiro dia, o foco central ficou por conta das atualizações acerca do estágio de implementação do projeto de demonstração em cada país, com seus respectivos avanços e desafios. Destaque também para as apresentações da OMS sobre os cenários da PrEP num futuro próximo e da Unitaid sobre as perspectivas de financiamento e objetivos da organização.

Também se debateu as modalidades, sucessos e desafios do trabalho de mobilização comunitária no Brasil, Peru e México. No final do dia, foi realizada sessão aberta ao público externo com palestras proferidas por Valdiléa Veloso, que traçou um panorama geral do projeto ImPrEP nos três países, pelo diretor do programa de Aids do Peru, Carlos Benites, sobre a perspectiva de incorporação da PrEP no portfólio oficial da prevenção combinada naquele país, e pelo assessor da Opas, Giovanni Ravasi, que abordou a  implementação da profilaxia na América Latina e Caribe. Presentes, diversas autoridades locais, professores universitários, membros da sociedade civil, como representantes de ONGs e da comunidade trans.

A atualização sobre as iniciativas e os estudos conduzidos pelo ImPrEP no Brasil, Peru e México foi retomada no segundo dia do evento, com ênfase especial no subestudo sobre aspectos econômicos da PrEP, que, a partir de metodologias diferenciadas edados e informações regionalizadas, busca estimar os impactos da implementação da PrEP em cada país. Os resultados do subestudo almejam apresentar cenários que vão desde o número de infecções por HIV evitadas com a adoção da PrEP até a relação custo-benefício desta tecnologia.

Também foram debatidas eventuais modificações a serem estudadas no protocolo de estudo de demonstração do ImPrEP, sobretudo em relação à frequência de testagem das infecções sexualmente transmissíveis, bem como a realização de pesquisa para conhecer a opinião dos usuários  quanto à perspectiva da implementação da PrEP. No final do dia, os participantes foram convidados a visitar o Centro de Salud Alberto Barton, um dos centros de estudos ImPrEP em Callao, cidade próxima a Lima.

Fechando o segundo dia do evento, foi realizado jantar-trabalho que reuniu representantes do ImPrEP, da OPAS Peru e Washington D.C., da Unaids regional, dos Ministérios da Saúde do Equador e Bolívia e diversas autoridades locais. Na ocasião, a equipe ImPrEP teve a oportunidade de compartilhar os passos tomados para o processo de implementação do estudo no Brasil, Peru e México, os principais sucessos e desafios, e estimular possibilidades de cooperação com Equador e Bolívia para a troca de experiências e assessoria na implementação da PrEP que em breve se iniciará em ambos.

No último dia, aproveitou-se  para debater sobre a participação do ImPrEP na 10ª Conferência em Ciência do HIV da International Aids Society (IAS) 2019, a se realizar em julho no México, onde o projeto conduzirá, para cerca de 500 pessoas,  o simpósio satélite “Implementação da PrEP para homens que fazem sexo com homens e mulheres trans na América Latina – Primeiras Lições da Iniciativa ImPrEP: alcance, envolvimento e retenção”.

Capacitação em Autoteste para HIV

No dia 16, um evento especial. Conduzida por Raquel De Boni, foi realizada a capacitação sobre a metodologia do subestudo do ImPrEP “Autoteste para o HIV como Forma de Aumentar a Demanda de Prevenção Combinada”, que acontecerá no Rio de Janeiro e em Lima, com profissionais de saúde e a equipe técnica central do projeto responsável pela implementação da iniciativa na capital peruana.