Anos anteriores Informe-se Notícias

O que é uma vacina terapêutica de HIV?

Matéria traduzida do site https://aidsinfo.nih.gov 

Pontos-chave:  

– Uma vacina terapêutica de HIV é uma vacina projetada para melhorar a resposta imunológica do corpo em alguém já infectado com o HIV.

– Não há atualmente nenhuma vacina terapêutica do HIV aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), mas há pesquisas ocorrendo.

– Pesquisadores têm explorado tais vacinas para (1) desacelerar a progressão da infecção de HIV, (2) eliminar a necessidade de terapia antirretroviral (TARV) enquanto ainda for mantido níveis indetectáveis de HIV e (3) como parte de uma estratégia maior de eliminar todo o HIV do corpo.

O que é uma vacina terapêutica de HIV?

Uma vacina terapêutica de HIV é uma vacina que é designada para melhorar a resposta imunológica do corpo para o HIV em uma pessoa já infectada.

Pesquisadores estão desenvolvendo e testando vacinas terapêuticas para desacelerar a progressão da infecção de HIV e, idealmente, resultar em níveis indetectáveis do vírus sem a necessidade regular de terapia antirretroviral (TARV). (TARV é o tratamento recomendado para infecções de HIV, e envolve usar uma combinação de diferentes medicamentos para prevenir a replicação de HIV. Atualmente, uma pessoa com HIV precisa permanecer com a TARV para manter os níveis indetectáveis.)

Uma vacina terapêutica de HIV também pode desacelerar a progressão de alguém para a AIDS e a possibilidade de que alguém transmita o HIV para outra pessoa.

Pesquisadores também estão avaliando vacinas terapêuticas de HIV como parte de uma estratégia mais ampla de eliminar o HIV do corpo e promover sua cura. Este tipo de estratégia pode envolver usar outras drogas e terapias em adição à vacina terapêutica. A pesquisa da cura do HIV ainda se encontra em estágios iniciais de exploração e ainda não se sabe quais estratégias podem ou não funcionar.

Como a vacina terapêutica de HIV é diferente de uma vacina preventiva?

 Uma vacina preventiva de HIV é dada a pessoas que não estão infectadas com o objetivo de preveni-las de se infectarem. A vacina ensina ao sistema imunológico a reconhecer e efetivamente lutar contra o HIV em caso de o vírus entrar no corpo,.

Uma vacina terapêutica, por outro lado, é dada a pessoas que já estão infectadas com HIV. O objetivo é fortalecer a resposta imunológica ao HIV que já existe no corpo da pessoa.

Há alguma vacina terapêutica de HIV já aprovada pela FDA?

No momento, não, mas já existem pesquisas em curso.

Mais informações (em inglês) podem ser encontradas em um desses sites:

Link da matéria original:

https://aidsinfo.nih.gov/education-materials/fact-sheets/19/91/what-is-a-therapeutic-hiv-vaccine-/