O que é PrEP?
PrEP é a sigla de profilaxia pré-exposição, uma das maneiras de prevenir a infecção pelo vírus da Aids. Consiste no uso diário oral de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV, com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais.
O uso correto da PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção, índice similar ao preservativo. A eficiência de proteção está relacionada à adesão: por isso é necessária a tomada diária das doses indicadas, devendo ser somada a outras medidas de prevenção, tais como o uso de preservativos e gel lubrificante, já que essa profilaxia não impede a ocorrência de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A PrEP faz parte da chamada prevenção combinada.
O que é PrEP 2+1+1?
A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso do esquema PrEP 2+1+1, ou PrEP sob demanda, apenas para gays e outros homens que fazem sexo com homens que mantêm relações sexuais pouco frequentes (uma vez por semana ou menos, em média), que sejam capazes de planejar o momento do sexo com 2 a 24 horas de antecedência ou postergar seu início em pelo menos 2 horas.
Quem pode tomar a PrEP?
A PrEP deve ser considerada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV.
Para os adolescentes, deve-se garantir o acesso a serviços, orientações e consultas de saúde sem a necessidade de presença ou autorização de pais ou responsáveis, com direito à privacidade e sigilo, salvo em situações de necessidade de internação ou de risco de vida, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente.
Assim, a PrEP é recomendada para indivíduos das populações-chave que apresentem risco aumentado de infecção pelo HIV, mas também deve ser considerada para outras pessoas sem infecção pelo HIV que cumpram critérios para o uso da profilaxia, conforme suas práticas sexuais, número de parcerias, uso irregular de preservativos e qualquer outro contexto específico associado a um maior risco de infecção, conforme acima mencionado, e que demonstrem interesse e motivação em relação ao uso do medicamento.
O que é prevenção combinada?
Prevenção combinada é a utilização conjunta de diferentes métodos que a pessoa escolhe para se prevenir da infecção pelo HIV, atendendo às próprias necessidades e especificidades sexuais.
A prevenção combinada é composta de diferentes métodos, entre eles preservativos, PrEP, PEP (profilaxia pós-exposição, para quando a pessoa foi exposta ao vírus), testagem e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, como gonorréia, sífilis e clamídia, bem como testagem regular do HIV e vacinação (hepatite B). Conhecer o próprio risco ajuda a escolher os métodos que melhor se adequam a cada pessoa.
Leia mais sobre o assunto clicando aqui.
O que é o autoteste para HIV?
O autoteste para HIV é realizado por meio de testes rápidos. Nele, você coleta sua própria amostra, realiza o teste e interpreta o resultado. Vários estudos demonstraram que os autotestes são fáceis de realizar e que pessoas que não são profissionais de saúde podem usá-los de maneira segura, mesmo sem orientação prévia.
O autoteste para HIV é um procedimento de triagem e, no caso de um resultado positivo, um teste confirmatório deverá ser realizado em um serviço de saúde.
Algumas pessoas podem ter um resultado negativo, quando já estão infectadas pelo HIV, mas o corpo ainda não teve tempo de desenvolver anticorpos contra o vírus em quantidade suficiente para serem detectados pelo autoteste. Este período é chamado janela imunológica e para o autoteste ele pode durar até 3 meses. Isso significa que se você teve alguma exposição a risco nos últimos três meses, pode ter um resultado de autotestagem negativo mesmo tendo contraído o HIV.
Onde encontro gratuitamente a PrEP e o autoteste para HIV?
Venha conversar com a gente no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, que fica na Avenida Brasil, 4.365, na cidade do Rio de Janeiro.
Clicando aqui você conhece as unidades de saúde do SUS que também oferecem a PrEP gratuitamente por todo o Brasil.
Mais informações:
www.ini.fiocruz.br
www.imprep.org