O que é PrEP

PrEP é a sigla de profilaxia pré-exposição, uma tecnologia de prevenção à infecção pelo HIV, para pessoas não infectadas pelo vírus. Importante: a PrEP deve ser somada a outras medidas de prevenção, como o uso de preservativos e gel lubrificante, já que essa profilaxia não impede a ocorrência de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A PrEP faz parte da chamada prevenção combinada.

Há duas modalidades de PrEP em uso no mundo: a oral e a injetável. No Brasil, atualmente só a modalidade oral está disponível, sendo que a forma injetável encontra-se apenas em estudos implementação.

PrEP oral diária

Consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral, cuja ingestão correta reduz em mais de 90% o risco de infecção, índice similar ao do preservativo.

Existe, ainda, a modalidade sob demanda (PrEP oral 2+1+1),  recomendada pela OMS atualmente apenas para gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens que mantêm relações sexuais pouco frequentes.

Para saber mais sobre essa modalidade de PrEP, conheça a nota técnica nº 563 do Ministério da Saúde sobre o assunto acessando http://azt.aids.gov.br/documentos/SEI_MS%20-%200030684487%20-%20Nota%20T%C3%A9cnica%20563.2022.pdf

PrEP injetável (CAB-LA)

Ainda não disponível no Brasil, o cabotegravir de longa duração (CAB-LA) é administrado via injeção intramuscular no músculo glúteo em duas aplicações com um mês de intervalo e, posteriormente, a cada dois meses. Estudos comprovaram que a modalidade injetável tem eficácia ainda superior à modalidade oral, também já comprovada desde que usada da maneira indicada, visando a não infecção do HIV via relações sexuais.