O projeto ImPrEP

O projeto “ImPrEP” será realizado no Brasil, no México e no Peru com o objetivo geral de abordar os aspectos estratégicos sobre a implementação da PrEP, servindo como um passo de preparação para o lançamento de serviços integrados da PrEP no Brasil, no México e no Peru. Esses países foram selecionados porque relatam uma alta taxa de HIV na região. O Brasil tem o maior número de casos de AIDS e representa mais de 40% de todas as novas infecções na região. Mais 41% do total de novas infecções ocorreram em sete países, incluindo o México e o Peru. Apesar de serem países de renda média, o Brasil, o México e o Peru têm profundamente enraizadas as desigualdades como característica comum. Nos três países, homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans e travestis são as populações-alvo deste projeto, e que enfrentam níveis muito elevados de estigma e discriminação e uma taxa de HIV comparável às populações de vários países africanos.

A colaboração estratégica entre o Brasil, o México e o Peru abordará esse desafio gerando e aplicando evidências robustas da pesquisa de implementação da PrEP nos três países. Espera-se que os resultados do projeto sejam utilizados para subsidiar estratégias programáticas para implementar e ampliar programas de PrEP viáveis, equitativos, econômicos e sustentáveis. Isso contribuirá para maximizar o impacto da saúde pública na redução da incidência do HIV entre jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis nos três países.

O projeto “ImPrEP” é uma iniciativa da FIOCRUZ – Fundação Osvaldo Cruz em parceria com Ministério da Saúde do Brasil, a Universidade Peruana Caetano Heredia (no Peru), e a Clínica Condesa (no México) e com apoio financeiro da UNITAID.