ImPrEP LEN Brasil
Dando prosseguimento às fases anteriores de implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) na América Latina, o estudo ImPrEP LEN Brasil tem como principal objetivo avaliar, a partir da busca espontânea por PrEP ou por testagem de HIV, a viabilidade da implementação do lenacapavir injetável semestral no Sistema Único de Saúde (SUS).
O lenacapavir é um novo medicamento injetável, aplicado a cada seis meses, que oferece altíssima eficácia como profilaxia pré-exposição para a prevenção da transmissão do HIV, conforme evidências geradas nos estudos Purpose 1 e Purpose 2.
O LEN ainda não está disponível no SUS.
População-alvo
O estudo ImPrEP LEN Brasil é voltado a públicos-alvo mais vulneráveis ao HIV, como gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens cisgênero, pessoas transgênero e não-binárias designadas como do sexo masculino no nascimento, de 16 a 30 anos, com ou sem uso prévio de PrEP. O estudo, inicialmente, será ofertado a 1.200 participantes em sete cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis e Manaus.
O estudo conta com financiamento da Unitaid, apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e Ministério da Saúde, além da doação do medicamento por parte da Gilead Sciences.
Para saber mais sobre as fases anteriores do projeto ImPrEP, clique em:



