PrEP: tecnologia de prevenção

Experiências com a PrEP injetável em áreas rurais do continente africano

Estudo de implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável de longa duração no continente africano, cujos resultados foram publicados ne edição de 24 de novembro de 2025 no Journal of the International Aids Society, avaliou experiências de adultos de áreas rurais do Quênia e de Uganda com as injeções da profilaxia. A análise foi conduzida por Carol Camlin, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores.

Os investigadores realizaram, de julho a novembro de 2023, entrevistas aprofundadas com 47 adultos, de 20 a 59 anos, que frequentavam postos de saúde localizados em zonas rurais dos dois países e que tomavam a PrEP oral diária antes de passarem a receber o medicamento injetável de longa duração.

No total, 13 participantes eram do sexo masculino e 34 do sexo feminino. Todos classificaram a modalidade injetável de longa duração como inovadora, segura, eficaz e altamente vantajosa quando comparada com a oral diária, cuja adesão havia sido prejudicada em decorrência de viagens, visitas de familiares, efeitos colaterais e características do comprimido (tamanho e cheiro).

As vantagens mais citadas da PrEP injetável de longa duração foram a discrição e a percepção de uma maior proteção contra o HIV, devido à facilidade de adesão. Outro aspecto positivo lembrado pelos voluntários foram as visitas clínicas suficientemente raras (primeiro mensais, depois bimestrais), o que garantia maior sigilo. A única desvantagem relatada foi a dor no local da injeção.

Segundo os autores, a PrEP injetável de longa duração tem o potencial de superar diversas barreiras de adesão comuns ao medicamento na modalidade oral diária. Eles ressaltam que novos estudos são necessários para apoiar a implementação da profilaxia em toda a região, mas especialmente nas áreas rurais do continente africano.

Fonte: site do Journal of the International Aids Society, de 24 de novembro de 2025.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.70059)