Interesse e preferência pela PrEP injetável de longa duração: HSH, pessoas trans e mulheres cis heterossexuais
Um artigo, publicado na edição de dezembro de 2025 do Journal of Acquired Immune Deficiency Syndrome, apresentou uma revisão sistemática e meta-análise sobre o interesse e a preferência pela profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável de longa duração entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas transgênero e mulheres cisgenêro heterossexuais.
A revisão sistemática e metanálise, conduzida por Haoyi Wang,da Universidade de Maastricht, e outros colaboradores, incluiu 41 artigos de diferentes bases de dados, como PubMed, Web of Science e Embase, publicados até dezembro de 2023.
Os resultados demonstraram alto nível de interesse e preferência pela PrEP injetável de longa duração. Globalmente, 74% dos HSH demonstraram interesse em utilizá-la, e 37% preferiram essa modalidade em relação a outros métodos de prevenção do HIV. Esse interesse foi ainda maior entre usuários de PrEP oral (77% de interesse e 43% de preferência). Pessoas trans também apresentaram alto interesse (72%), com um estudo reportando que 57% de travestis e mulheres trans preferiram a PrEP injetável de longa duração, e mulheres cis heterossexuais demonstraram preferência de 55% pela formulação injetável.
Em relação a aspectos socioeconômicos, a análise não encontrou diferenças significativas nos níveis de interesse e preferência entre países de baixa e média renda. Por outro lado, pessoas com mais recursos e que já conheciam ou usavam a PrEP oral tendiam a demonstrar maior interesse pela PrEP injetável de longa duração.
Como conclusão, os autores do artigo sugerem que os altos níveis de interesse e preferência de HSH e pessoas transgênero os tornam candidatos ideais para adoção inicial da PrEP injetável de longa duração durante sua implementação. Contudo, novas pesquisas são necessárias para entender possíveis lacunas, e políticas públicas devem direcionar esforços para um acesso equitativo a essa nova modalidade de prevenção.
Link para o artigo: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC12599509/



