ANVISA APROVA O USO DO LENACAPAVIR
Ontem (12/1/2026), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do lenacapavir, medicamento injetável semestral desenvolvido pela Gilead Sciences, para uso como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, um significativo avanço para ampliar as alternativas da prevenção combinada ao vírus.
Com o nome comercial de Sunlenca, o medicamento é indicado a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de adquirir o HIV. Antes de iniciar o uso, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.
Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional para PrEP, principalmente em razão de o medicamento ter apresentado alta eficácia nos estudos Purpose 1 e 2 (https://www.purposestudies.com/).
Após o registro concedido pela Anvisa, o medicamento ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e sua disponibilidade no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.
ImPrEP LEN Brasil
Também é importante mencionar que o estudo de implementação ImPrEP LEN Brasil foi iniciado em dezembro de 2025 com o objetivo de avaliar, a partir da busca espontânea por PrEP ou por testagem de HIV, a viabilidade da implementação do lenacapavir injetável semestral no SUS.
O estudo é voltado a públicos-alvo mais vulneráveis ao HIV, como gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens cisgênero, pessoas transgênero e não-binárias designadas como do sexo masculino no nascimento, de 16 a 30 anos, com ou sem uso prévio de PrEP. Inicialmente, o ImPrEP LEN Brasil será ofertado em sete cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis e Manaus.
O estudo conta com financiamento da Unitaid, apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e Ministério da Saúde, além da doação do medicamento por parte da Gilead Sciences.



