Unitaid anuncia apoio a projetos de implementação do lenacapavir para PrEP no Brasil e na África do Sul
Em 1º de dezembro de 2025, a Unitaid anunciou o apoio a dois estudos importantes a serem conduzidos por instituições de ponta no mundo: um pela Fiocruz, no Brasil, outro pela Wits RHI, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, voltados à implementação do lenacapavir (LEN) como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, na modalidade injetável semestral. Essas conquistas acontecem em tempo recorde, tendo em vista que o medicamento foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, há apenas cinco meses.
Com uma injeção subcutânea a cada seis meses, o LEN demonstrou ser seguro e quase 100% eficaz na prevenção do HIV. Essa inovação surge em um momento crucial: apesar dos grandes avanços da última década, estima-se que 1,3 milhão de pessoas adquiriram o HIV em 2024, sendo que mulheres e meninas representam 60% dos novos casos na África Subsaariana. Nos países latino-americanos, o número de novas infecções vem aumentando, com quase dois terços desses diagnósticos sendo registrados entre as populações-chave e seus parceiros sexuais.
O ensaio clínico da Fiocruz, batizado de ImPrEP LEN Brasil, tem como objetivo criar subsídios visando a implementação do LEN no país, mas visando, também, ecoar em toda a América Latina, com foco prioritário em populações vulneráveis ao HIV e em regiões ainda não cobertas por políticas de acesso a medicamentos considerados essenciais. “Esse estudo nos ajuda a entender o que é necessário para que o lenacapavir se encaixe no dia a dia do usuário e realmente amplie as suas opções de prevenção do HIV. As lições que aprendemos no Brasil ajudarão a melhorar o acesso ao medicamento na América Latina”, afirma Beatriz Grinsztejn, pesquisadora principal do ImPrEP LEN Brasil e presidente da International AIDS Society.
Já o estudo Wits RHI vai oferecer ao Ministério da Saúde da África do Sul as evidências necessárias para uma implementação rápida do lenacapavir, com o objetivo de integrá-lo o mais rápido possível aos programas de prevenção do HIV que funcionam no país.
Em paralelo, a Unitaid, a Wits RHI e a Clinton Health Access Initiative (CHAI) anunciaram, no último mês de setembro, um acordo histórico com o laboratório indiano Dr. Reddy’s, que passará a fabricar o lenacapavir genérico custando apenas US$ 40 por pessoa até 2027. Agora, as duas entidades trabalham com autoridades de saúde e parceiros locais para apoiar a implementação dessa inovadora estratégia de prevenção do HIV em outros países de baixa e média renda.
Para ler o pronunciamento completo da Unitaid (em inglês), acesse https://unitaid.org/news-blog/lenacapavir-use-kicks-off-in-south-africa-and-brazil-through-unitaid-partnership-with-wits-rhi-and-fiocruz/



