2025 Notícias

Estudo aborda casos de HIV, hepatite B e sífilis entre jovens da África do Sul

Estudo publicado em 17 de setembro de 2025, na revista Frontiers, examinou os diagnósticos e fatores de risco para infecções por HIV, hepatite B e sífilis entre homens e mulheres jovens sul-africanos. O ensaio foi conduzido por Catherine Martin, da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, e outros pesquisadores.

De agosto de 2023 a abril de 2024, os investigadores conduziram um estudo com 10.007 pessoas que frequentavam oito unidades de saúde primária e seis clínicas móveis, localizadas em diversas cidades sul-africanas. Todos os participantes tinham idades que variavam de 15 a 24 anos. A média de idade da amostra foi de 21,8 anos.

No total, 84% dos voluntários eram do sexo feminino e 70,9% tomavam ou haviam tomado a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV nos dois anos anteriores à inclusão na pesquisa. Durante o período de acompanhamento, o HIV foi diagnosticado em 1,2% dos homens e 2,2% das mulheres, a hepatite B foi encontrada em 1,7% dos homens e 0,9% e das mulheres, enquanto 5,6% dos homens e 5% das mulheres adquiriram sífilis.

O diagnóstico positivo de HIV foi mais provável entre os participantes que nunca tinham usado a PrEP, que eram menores de 20 anos e que possuíam empregos de meio expediente. A hepatite B foi mais comum entre aqueles que já haviam utilizado a profilaxia, mas não usavam o medicamento naquele momento, e a incidência de sífilis foi maior entre os voluntários que relataram não utilizar o preservativo com regularidade.

Os autores afirmam que as intervenções integradas para a prevenção do HIV, hepatite B e  sífilis devem incluir o uso de preservativos, testes no local do atendimento, PrEP e vacinação. De acordo com eles, novos ensaios clínicos são necessários para apoiar a redução da incidência e, no futuro, erradicar essas infecções do continente africano.

Fonte: site da Frontiers, de 17 de setembro de 2025.

(https://www.frontiersin.org/journals/reproductive-health/articles/10.3389/frph.2025.1637573/full)