Percepções sobre diferentes modalidades de PrEP oral entre homens cisgênero do Brasil
A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia comprovadamente eficaz de redução do risco de infecção pelo HIV. Embora a PrEP oral diária esteja bem estabelecida, a modalidade sob demanda da profilaxia (PrEP 2+1+1)* permanece menos acessível no Brasil.
Estudo publicado de 2 de outubro de 2025, na revista JMIR Publications, investigou as percepções de homens cisgênero brasileiros associadas à PrEP e como eles escolhem e aderem ao regime oral diário ou sob demanda da profilaxia. A análise foi conduzida por Lorruan Santos, da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, e outros pesquisadores.
De junho de 2022 a dezembro de 2023, realizou-se um estudo qualitativo em cinco cidades brasileiras (São Paulo, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza). No total, 47 homens cisgênero, adultos e usuários da profilaxia, participaram de 19 entrevistas individuais e cinco grupos focais. A amostra foi diversificada em termos de escolaridade, cor/raça e tempo de utilização da PrEP. A média de idade dos voluntários foi de 34 anos.
Durante o período de desenvolvimento do estudo, os participantes perceberam a PrEP oral diária como um medicamento altamente eficaz na redução da ansiedade relacionada ao HIV e de fácil adesão. A modalidade sob demanda, por sua vez, foi valorizada pela não necessidade de ingestão diária de comprimidos e por apresentar um menor risco percebido de efeitos adversos.
Nesse contexto, os voluntários sugeriram a introdução de um aplicativo digital capaz de oferecer um suporte de adesão à PrEP sob demanda e transformar o gerenciamento do cronograma 2+1+1 em uma tarefa positiva e facilmente administrável. Entretanto, preocupações sobre a segurança e a privacidade dos dados foram levantadas, com a percepção de que o Estado deve gerenciar essa ferramenta, a fim de garantir a sua total confidencialidade.
Os autores destacam que existe uma grande diferença na forma como os homens cisgênero do Brasil enxergam as vantagens da PrEP oral diária e da modalidade sob demanda do medicamento. Eles ressaltam a importância do fornecimento de educação sobre a profilaxia para que uma possível dosagem esporádica dos comprimidos possa ser normalizada e incorporada com naturalidade à vida cotidiana dos usuários.
Fonte: site da JMIR Publications, de 2 de outubro de 2025.



