2025 Notícias

Conscientização e disposição para usar a PrEP entre HSH e pessoas trans nas Filipinas

Apesar do crescente número de usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV nas Filipinas, a proporção de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e pessoas transgênero que utilizam o medicamento no país permanece baixa.

Estudo conduzido por Rodenie Olete, da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, na Província da China, e outros pesquisadores, examinou padrões comportamentais associados à PrEP entre HSH e pessoas trans nas Filipinas. A análise foi apresentada, em forma de pôster, na 13ª Conferência da Internacional AIDS Society (IAS 2025), realizada, de 13 a 17 de julho, em Kigali, Ruanda. 

De dezembro de 2022 a dezembro de 2024, 1.662 participantes, HIV negativos, foram incluídos na pesquisa. Desses, 79,6% eram homens cisgênero e 5,3% se autoidentificaram como homens ou mulheres transgênero. A média de idade da amostra foi de 29,2 anos. No total, 17,9% eram ex-usuários de PrEP e 14% tomavam a profilaxia naquele momento.

O modelo de análise utilizado pela equipe do estudo identificou três classes distintas de participantes: “usuários de preservativos informados”, com alto conhecimento, disposição moderada para tomar a PrEP oral diária e baixa disposição para utilizar a PrEP injetável de longa duração (77,1%); “adotantes entusiasmados”, que tinham alto conhecimento, alta disposição para tomar a PrEP oral diária e disposição moderada para usar a PrEP injetável de longa duração (13,6%); e “desinformados e relutantes”, que possuíam menor conhecimento e menos disposição para usar a PrEP (9,3%).

Os “adotantes entusiasmados” eram mais propensos a utilizar ou já terem a utilizado qualquer modalidade da profilaxia, enquanto os “usuários de preservativos informados” apresentavam maiores chances de residirem em áreas urbanas ou grandes cidades.

De acordo com os autores, os programas de divulgação comunitária da PrEP devem priorizar a conscientização dos riscos do HIV entre os “desinformados e relutantes”, enfatizando a gratuidade da modalidade oral diária nos serviços de saúde pública do país. Também destacam ser necessário incentivar o acesso à profilaxia para os “usuários de preservativos informados” e popularizar a PrEP injetável de longa duração entre os “adotantes entusiasmados”.

Fonte site da IAS 2025, de 16 de junho de 2025.

(https://conference.ias2025.org/media-1229-the-emerging-landscape-of-prep-choice)