Espaço HSH Espaço Trans PrEP, HSH e trans

Conscientização e intenção de usar a PrEP entre jovens HSH e mulheres transgênero no Brasil

Novas opções da profilaxia pré-exposição (PrEP), incluindo as modalidades injetável de longa duração e sob demanda (2+1+1), podem aprimorar as estratégias de prevenção do HIV entre adolescentes e jovens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgênero.

Estudo publicado em 2 de julho de 2025, no Journal of the International AIDS Society, examinou a conscientização e a intenção de usar essas duas modalidades de PrEP entre os dois públicos-alvo no Brasil citados acima. O ensaio foi conduzido por Laio Magno, da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador, Brasil, e outros pesquisadores.

De dezembro de 2020 a fevereiro de 2022, os investigadores conduziram pesquisa transversal com HSH e mulheres trans, de 15 a 20 anos, que já participavam de um estudo envolvendo a PrEP oral diária nas cidades de Salvador e São Paulo.  

Um total de 597 participantes foram incluídos na análise. O conhecimento sobre a PrEP injetável e a sob demanda foi relatado por 15,3% e 18% dos voluntários, respectivamente.  A intenção de utilizar a PrEP injetável foi informada por 81,5% dos HSH e mulheres transgênero, enquanto 56,4% se disseram dispostos a usar a PrEP 2+1+1.

Os participantes que apresentavam adesão baixa ou moderada à PrEP oral eram mais propensos a usar o esquema sob demanda, já os que usavam frequentemente o preservativo no sexo anal insertivo, possuíam um status socioeconômico médio ou baixo e relataram três ou mais parceiros sexuais nos três meses anteriores tinham maiores chances de tomar a modalidade injetável.

Segundo os autores, os adolescentes e jovens HSH e mulheres trans do Brasil demonstraram uma preferência maior pela PrEP injetável, em comparação com a 2+1+1, com os padrões de comportamento sexual influenciando significativamente nas escolhas. Eles ressaltam que a expansão das opções de prevenção pode aumentar a adesão à profilaxia, otimizando os resultados relativos aos cuidados com o HIV entre essas populações-chave.

Fonte: site do Journal of the International AIDS Society, de 2 de julho de 2025.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26479)