ImPrEP CAB Brasil ajuda a formar multiplicadores de prevenção combinada em Florianópolis
Para dar início àa ampliação da oferta da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, na modalidade oral e diária, em 2018, o ImPrEP contou no Brasil com uma equipe de educadores e educadoras de pares cuja missão era fazer uma interlocução mais próxima e direta junto ao público-alvo do projeto: gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres trans.
Com o sucesso da iniciativa da educação comunitária e da PrEP oral como estratégia de prevenção ao HIV, em 2022 o projeto foi estendido para incluir a oferta de uma nova formulação de PrEP com cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) e passou a se chamar ImPrEP CAB Brasil. A estratégia da educação comunitária foi mantida, com educadores e educadoras de pares levando informações fundamentais de prevenção para seus interlocutores, partilhando conhecimento, ações e experiências, bem como coletando junto a eles demandas importantes ligadas ao universo da prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Mais um exemplo dessa relação de conhecimento e confiança vem apresentado bons resultados. Em março de 2024, Matheus De Luca e Oliê Cárdenas, educadores de pares do ImPrEP CAB Brasil, em Florianópolis, Santa Catarina, deram início a uma série de ações voltadas à prevenção do HIV e outras IST, por meio da conscientização sobre a importância da prevenção combinada.
Uma dessas ações, que vem sendo realizada em parceria com o curso de psicologia do Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC) e conta com o apoio dos alunos das disciplinas “Gênero, Sexualidade e Raça” e “Projetos em Psicologias”, recebeu o nome de “Atividade de Aplicação da Prevenção Combinada do HIV e Outras IST”. A supervisão da atividade ficou a cargo da doutora em psicologia e professora da UNICESUSC Marília Amaral, além dos educadores de pares do estudo.
“O principal objetivo da iniciativa é garantir um amplo acesso à prevenção combinada, por intermédio da difusão do conhecimento relacionado ao HIV e demais IST”, afirma Matheus. Para isso, foram realizados encontros para capacitação de estudantes, com a abordagem dos temas “O projeto ImPrEP CAB Brasil e dados epidemiológicos sobre o HIV no país”, “A história do HIV e relatos de pessoas vivendo com o vírus” e “A Mandala da Prevenção Combinada do HIV”.

Essa capacitação permitiu a formação de multiplicadores de prevenção, que, ao longo do ano de 2024, planejaram e executaram ações com diferentes públicos. “Entre as ações realizadas com sucesso destacam-se as abordagens com a população em situação de rua, oficinas com adolescentes em escolas, rodas de conversas com mulheres vítimas de violência e a distribuição de insumos de prevenção durante a parada LGBT+ e no Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, esclarece Oliê.

Divulgando a Mandala da Prevenção
Durante o primeiro semestre de 2025 apareceu a necessidade de criação de uma ação que auxiliasse na aplicação da Mandala da Prevenção Combinada. Foi nesse contexto que surgiu a “Atividade de Aplicação da Prevenção Combinada do HIV e Outras IST”, idealizada a partir das dificuldades enfrentadas pelos multiplicadores de prevenção para transmitir o conhecimento sobre a prevenção combinada, principalmente durante as ações em campo.
A primeira aplicação da atividade ocorreu no mês de abril, com a participação de duas turmas do curso de psicologia da UNICESUSC. Os estudantes foram organizados em grupos que receberam versões de casos fictícios sobre questões relacionadas à prevenção do HIV e demais IST para uma análise inicial. A proposta foi explicada e um dos casos foi resolvido coletivamente a título de exemplificação. Em seguida, os grupos tiveram 50 minutos para responder aos dez casos restantes. Após essa etapa, houve uma discussão coletiva sobre os resultados alcançados.
De acordo com os estudantes, essa atividade tornou a Mandala da Prevenção Combinada mais compreensível e aplicável na prática. Os alunos relataram que através da resolução dos casos fictícios e da discussão posterior foi possível enxergar com maior clareza os diferentes métodos de prevenção, como eles se completam e como devem ser utilizados de forma integrada.
“Foi uma experiência incrível, que agregou bastante à nossa formação. Apesar de simples, a atividade foi muito eficiente, objetiva e proveitosa. As discussões em sala de aula foram enriquecedoras e ajudaram no aprendizado sobre a importância da Mandala da Prevenção Combinada no combate ao HIV e outras IST. Desde já me coloco à disposição do ImPrEP CAB Brasil para participar de novas ações como essa”, afirmou Henrique Fagundes, multiplicador de prevenção e aluno de psicologia da UNICESUSC.


Para conhecer os “Casos Fictícios” acesse https://drive.google.com/file/d/1rtFAHDSSzlm65elGzEpvmvmsZm-XPLFE/view?usp=sharing