Inibidores da integrase podem diminuir risco de doenças cardiovasculares em pessoas com HIV
Os inibidores da integrase são eficazes e bem tolerados no tratamento do HIV, mas o impacto cardiovascular dessa classe de medicamentos ainda permanece incerto. Estudo publicado em 1° de janeiro de 2026, na revista Annals of Epidemiology, avaliou a associação entre a terapia antirretroviral (TARV) baseada em inibidores da integrase e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em norte-americanos que vivem com o vírus. O ensaio foi conduzido por Buwei He, da Universidade da Carolina do Sul, em Columbia, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores.
De maio de 2017 a junho de 2023, os investigadores realizaram estudo retrospectivo utilizando dados de um programa governamental chamado All of Us. Foram considerados elegíveis para a pesquisa todos que fossem maiores de 18 anos e realizassem a TARV, baseada em inibidores da integrase ou não, há pelo menos um ano, sem registros prévios de doenças cardiovasculares.
Das 2.175 pessoas vivendo com HIV incluídas, 1.715 (78,8%) faziam a TARV com inibidores da integrase. Durante o período de acompanhamento da análise, foram diagnosticados 460 casos de doenças cardiovasculares. Desses, apenas 23 ocorreram em pacientes que tomavam inibidores da integrase.
O uso exclusivo ou parcial de inibidores da integrase foi associado a um risco diminuído de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em contrapartida, pessoas com idade mais avançada (principalmente aqueles acima de 70 anos) foram associadas a um risco aumentado para esse tipo de enfermidade.
Para os autores, a TARV baseada em inibidores da integrase tem um enorme potencial para reduzir o número de casos de doenças cardiovasculares em pessoas que vivem com HIV. Entretanto, ressaltam que novos estudos sobre o tema são necessários para que esses achados possam ser cientificamente confirmados.
Fonte: site da Annals of Epidemiology, de 1° de janeiro de 2026.
(https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1047279725003370)



