2026 Notícias

CRT-SP participa de ensaio clínico internacional para testar a PrEP oral mensal

A Casa de Pesquisa, veiculada ao Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo (CRT-SP), começou a selecionar, em janeiro de 2026, participantes (homens cisgênero e pessoas transgênero e não binárias que fazem sexo com pessoas designadas como homens ao nascer) para a fase 3 de um ensaio clínico internacional que tem como objetivo testar um novo medicamento a ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, na modalidade oral mensal. Caso tenha a sua eficácia e segurança comprovadas, esse comprimido representará uma importante alternativa àqueles que apresentam dificuldade de adesão à PrEP oral diária. 

O estudo da nova substância, pertencente à uma classe de inibidores da translocação da transcriptase reversa (NRTTI), será randomizado, controlado e duplo-cego. Isso significa que durante o período de acompanhamento, todos os participantes, divididos em dois grupos, receberão, sem saber o que estão ingerindo, dois comprimidos: o medicamento a ser testado de uso mensal ou a PrEP oral diária e um placebo (comprimido sem substância medicinal ativa).

Essa metodologia é essencial para assegurar o rigor científico do ensaio clínico, permitindo que os pesquisadores comparem de forma precisa os resultados de eficácia e segurança da PrEP oral mensal com as elevadas taxas de eficácia e segurança da profilaxia oral diária.

As consultas do estudo, que contará com mais de 4 mil participantes e será realizado simultaneamente em 16 países, acontecerão uma vez ao mês, durante cerca de dois anos e meio. Os encontros vão contar com acompanhamento médico especializado, apoio psicológico, exames laboratoriais regulares e fornecimento gratuito de todas as medicações necessárias.

Fonte: site da Agência Aids, de janeiro de 2026.

(https://agenciaaids.com.br/noticias/g1-prep-mensal-contra-o-hiv-estudo-internacional-testa-comprimido-unico-por-mes-com-participacao-de-sao-paulo/)