Espaço HSH PrEP, HSH e trans

O impacto do copagamento na intenção de uso da PrEP de longa duração entre HSH europeus

Um artigo publicado em dezembro de 2025 no periódico Scientific Reports avaliou como a acessibilidade financeira impacta a intenção de uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) de longa duração no enfrentamento ao HIV. Conduzido por Haoyi Wang, da Universidade Maastricht, da Holanda, e outros colaboradores, o estudo incluiu, de outubro de 2023 a abril de 2024, 10.592 gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) de seis países europeus (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Holanda).

Como demonstram os resultados do estudo, embora o interesse inicial pela PrEP de longa duração seja elevado (59% a 79% entre os participantes), a intenção de uso declina drasticamente conforme copagamentos mensais (gastos diretos do usuário) são exigidos, como a aquisição privada de medicamentos ou o custeio de consultas médicas. Os autores pontuam, ainda, que os HSH de alta renda são mais tolerantes com o copagamento, mas identificam também um teto: em gastos acima de €250 por mês (cerca de R$1.475), a intenção de uso cai a quase zero.

O estudo fornece evidências pioneiras no contexto europeu sobre como a renda individual influencia a decisão de usar essa modalidade da profilaxia em casos de copagamento. Tais dados são essenciais para informar políticas de preços e a estrutura de cobertura por seguros de saúde, evidenciando que, sem subsídios ou copagamentos até certo limite, a PrEP de longa duração pode se tornar inacessível mesmo para populações com maior renda.

Link para o artigo: https://www.nature.com/articles/s41598-025-30474-8