PrEP: temas gerais

Intervenção aumenta a confiança na prescrição de PrEP entre médicos residentes norte-americanos

Apesar de ser uma estratégia altamente eficaz para a prevenção do HIV, a profilaxia pré-exposição (PrEP) continua sendo subutilizada em diversas regiões do continente norte-americano.  Estudo publicado em 29 de setembro de 2025, na revista Cureus, examinou o impacto de uma aula/intervenção educacional no conhecimento e na prescrição de PrEP entre médicos residentes (recém-formados e em processo de especialização) em medicina da família nas áreas rurais do sudeste dos Estados Unidos.

A análise foi conduzida por Jonathan Guin, da Universidade do Alabama, em Tuscaloosa, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores. Em julho de 2024, um total de 20 médicos responderam a questionários pré e pós-intervenção educacional para avaliar mudanças relacionadas ao conhecimento e à prescrição da profilaxia. Embora não tenha sido observada uma melhora estatisticamente significativa nos escores de conhecimento sobre a PrEP (85,7% a conheciam no pré-aula contra 89,2% no pós-aula), a maioria dos médicos residentes relatou um sentimento de maior conforto ao prescrever o medicamento após a intervenção.

Em comparação com o período anterior à aula, a proporção de médicos recém-formados que se sentiam confortáveis ou extremamente confortáveis com a prescrição da profilaxia depois da intervenção aumentou de 30% para 72%. No mesmo intervalo de tempo, a taxa dos que se sentiam confortáveis ou extremamente confortáveis com o manejo do medicamento (preparo, administração e posterior avaliação do paciente) subiu de 35% para 75%.

Aproximadamente 90% desses médicos identificaram o conhecimento limitado sobre a eficácia e possíveis efeitos adversos da PrEP como a principal barreira para a sua prescrição. O estigma relacionado ao atendimento da população LGBT+ foi outra importante barreira citada pelos participantes.

Segundo os autores, uma única intervenção educacional, ainda que com poucos recursos, conseguiu aumentar o sentimento de conforto dos médicos recém-formados associado à prescrição de PrEP. Eles destacam que iniciativas como essa, que promovem um maior envolvimento entre profissionais de saúde e a comunidade, têm o potencial de ajudar a erradicar a epidemia do vírus das áreas rurais dos Estados Unidos.

Fonte: site da Cureus, de 29 de setembro de 2025.

(https://www.cureus.com/articles/397162-boosting-hiv-pre-exposure-prophylaxis-prep-prescribing-confidence-in-a-southern-family-medicine-residency#!/)