PrEP: tecnologia de prevenção

Comparação da tolerabilidade das injeções de PrEP baseadas em CAB e LEN

O estudo Clarity, de fase 1, conduzido pela farmacêutica ViiV Healthcare, sediada em Londres, no Reino Unido, comparou a tolerabilidade das injeções de cabotegravir (CAB-LA) e lenacapavir (LEN), utilizadas como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável de longa duração. A análise foi publicada, em 20 de outubro de 2025, na revista POZ.

De abril a junho de 2025, 63 adultos, todos residentes na cidade de Long Beach, nos Estados Unidos, foram incluídos na 1ª fase da pesquisa. Desses, 62% eram homens cisgênero e 29% negros. A média de idade da amostra foi de 48 anos.

Os voluntários acabaram designados aleatoriamente para receber uma injeção de CAB-LA ou duas injeções de LEN no mesmo dia. No 15° dia após as doses iniciais, os que tomaram cabotegravir receberam uma dose única de lenacapavir e aqueles que tomaram duas injeções de lenacapavir receberam uma dose única de cabotegravir.

No final do estudo, 69% consideraram as injeções de CAB-LA como “muito” ou “totalmente” aceitáveis, enquanto 48% disseram o mesmo sobre o LEN. A maioria (90%) informou preferir o cabotegravir, enquanto 10% demonstraram preferência pelo lenacapavir.

Os motivos mais citados pelos que preferiram o CAB-LA foram menos dor durante a administração e no pós-injeção, menos vermelhidão e inchaço no período após a injeção e o não surgimento de nódulos. As razões mais citadas pelos que preferiram o LEN foram basicamente as mesmas, mas com o relato de aparecimento de nódulos subcutâneos, reação comum entre os usuários do medicamento.

“Acreditamos que as injeções de cabotegravir e lenacapavir desempenharão um papel fundamental na resposta global para a erradicação do HIV e da aids”, opinou Jean van Wyk, diretor médico da ViiV Healthcare. Ele destaca que as descobertas desse ensaio clínico fornecem insights importantes que ajudarão usuários e provedores de saúde a realizar escolhas totalmente embasadas no que diz respeito às opções de PrEP injetável de longa duração.

Fonte: site da POZ, de 20 de outubro de 2025.

(https://www.poz.com/article/cabotegravir-injections-tolerable-lenacapavir)