Espaço HSH PrEP, HSH e trans

Retenção e impacto da mudança de modalidade de PrEP no Vietnã

Estudo, publicado em 2 de julho de 2025 no Journal of the International AIDS Society, avaliou a retenção em um programa de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, nas modalidades oral diária e sob demanda (PrEP 2+1+1), além de mudanças de modalidade da profilaxia, entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) no Vietnã. A análise foi conduzida por Naira Setrakian, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores.

Os investigadores coletaram, de abril de 2020 a fevereiro de 2023, dados de usuários que participavam de um programa de PrEP na Clínica de Promoção da Saúde, da Faculdade de Medicina de Hanói. Foram avaliadas três categorias de uso da profilaxia: oral, exclusivamente; sob demanda, exclusivamente; e aqueles que mudaram da oral para a sob demanda ou vice-versa.

No total, 2.170 HSH, maiores de 18 anos e HIV negativos, foram incluídos na pesquisa. Desses, 61,1% relataram uso exclusivo de PrEP oral, 10,4% informaram uso exclusivo de PrEP sob demanda e 28,5% disseram ter trocado de modalidade (82,5% da oral para a sob demanda e 17,5% da sob demanda para a oral). Entre os que trocaram de modalidade, 29,4% o fizeram mais de uma vez.

O tempo médio de retenção no programa foi de 105 dias para os participantes que tomavam exclusivamente a PrEP sob demanda e de 104 dias para os usuários exclusivos da PrEP oral. Entre aqueles que mudaram de modalidade, a retenção média foi de 133 dias para os voluntários que trocaram apenas uma vez e de 231 dias para os que trocaram em mais de uma ocasião.

Segundo os autores, os resultados do estudo indicam que os HSH que mudam de modalidade podem apresentar períodos mais longos de retenção nos programas de PrEP. Eles sugerem que a adoção da modalidade injetável de longa duração da profilaxia tenha o potencial de contribuir positivamente para o engajamento e adesão ao medicamento entre minorias sexuais e de gênero no Vietnã.

Fonte: site do Journal of the International AIDS Society, de 2 de julho de 2025.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26478)