2025 Notícias

Conhecimento sobre PrEP e PEP entre pessoas transgênero e não-binárias na Espanha

O HIV continua sendo um desafio global de saúde pública, especialmente entre minorias sexuais e de gênero. Apesar da alta eficácia das profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV na redução da transmissão do vírus, dados sobre a implementação dessas duas estratégias de prevenção permanecem escassos em diversos países do mundo.

Estudo conduzido por Sara Moreno-Garcia, do Hospital Universitário Severo Ochoa, em Leganés, na Espanha, e outros pesquisadores, investigou a conscientização e o uso da PrEP e da PEP entre pessoas transgênero e não-binárias na Espanha. A análise foi publicada, em 7 de julho de 2025, em International Journal of Equity in Health.

De setembro de 2022 a março de 2024, 1.468 participantes, HIV negativos e residentes na Espanha, foram incluídos na pesquisa. Desses, 50,5% conheciam a PrEP, 14,7% sabiam onde acessá-la, 2,8% já haviam tomado a profilaxia e 1,6% a utilizavam naquele momento, sendo a maioria na modalidade oral diária. Um total de 32,5% relatou conhecer a PEP, 13,2% sabiam onde acessá-la e 1,3% já haviam usado o medicamento, sendo que, quase todos, em apenas uma ocasião.

O conhecimento de ambas as estratégias de prevenção foi associado a ser uma pessoa não- binária designada como do sexo masculino ao nascer ou mulher trans, ser estrangeiro, possuir um diploma universitário, ter passado por transição biomédica, ter praticado sexo sem preservativo com um parceiro no último ano e possuir envolvimento com trabalho sexual.

O uso da PrEP e da PEP foi associado a ser uma pessoa mais velha, morar em grandes cidades, ter praticado sexo sem preservativo com dois ou mais parceiros no último ano, possuir envolvimento com trabalho sexual e apresentar um diagnóstico positivo de alguma infecção sexualmente transmissível nos 12 meses anteriores.

Para os autores, o conhecimento sobre PrEP e PEP foi considerado moderado e o seu uso, baixo, entre a população estudada. Eles afirmam que estratégias personalizadas são necessárias para reduzir essas lacunas e atingir as metas de erradicação do HIV junto a esses públicos-alvo.

Fonte: site da PubMed, de 7 de julho de 2025.

(https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40624632/)