HIV, IST e Outros

Risco elevado de suicídio em pessoas vivendo com HIV na Coreia do Sul

Estudo conduzido por Tak Oh, da Universidade Nacional de Seul, em Seongnam, na Coreia do Sul, e outros pesquisadores, examinou o risco de suicídio e de mortes por outras causas entre sul-coreanos que vivem com HIV. A análise foi publicada, em 5 de junho de 2025, no Journal of the International AIDS Society.

Os investigadores selecionaram para a pesquisa, realizada de janeiro de 2018 a dezembro de 2022, todos os pacientes que notificaram infecções pelo HIV na Coréia do Sul durante o ano de 2017, além de pessoas HIV negativas, que formaram um grupo de controle. As mortes por suicídio deveriam ser confirmadas como tal pelas autoridades locais.

No total, 22.415 pessoas vivendo com HIV (média de idade de 45,9 anos; 91% do sexo masculino) e 96.790 participantes HIV negativos (média de idade de 45,8 anos; 90,5% do sexo masculino) foram incluídas no estudo.  Mais de 90% dos pacientes que viviam com o vírus estavam em terapia antirretroviral.

Durante o período de acompanhamento de cinco anos, 104 (0,5%) pessoas com HIV e 246 (0,3%) do grupo de controle morreram por suicídio. O risco de suicídio entre pessoas vivendo com HIV foi 1,84 vezes maior quando comparados aos participantes do grupo de controle.

Além disso, 836 (3,7%) pacientes com HIV e 2.882 (3%) pessoas do grupo de controle morreram por outras causas. O risco de morte por outros motivos foi 1,26 vezes maior entre os pacientes vivendo com HIV, em comparação com os voluntários do grupo de controle. As principais causas de óbitos, em ambos os grupos, foram infarto do miocárdio, doenças cardíacas, insuficiência renal crônica e câncer.

De acordo com os autores, a análise encontrou uma taxa elevada de suicídios em pessoas vivendo com HIV. Eles ressaltam a importância do acompanhamento psicológico para reduzir o risco de suicídios nessa população, especialmente entre os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Fonte: site do Journal of the International AIDS Society, de 5 de junho de 2025.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26521)