Preservativo externo texturizado: uma nova estratégia de prevenção ao HIV
Para ampliar a adesão às estratégias de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde, passou a disponibilizar, desde junho de 2025, o preservativo externo texturizado.
O uso correto e contínuo do preservativo integra a chamada prevenção combinada, que conta, também, com outras ferramentas, como a testagem regular e as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV, a testagem e tratamento de IST, a testagem para hepatites B e C e vacinação contra hepatite A e B.
O preservativo texturizado apresenta como novidade relevos ou texturas adicionais em sua superfície, como bolinhas, ondulações ou estrias, que visam aumentar os estímulos e o prazer durante a relação sexual. Ao contrário dos preservativos tradicionais, a versão texturizada promete proporcionar uma experiência sensorial diferente, a fim de aumentar a interação e intensificar as sensações de ambos os parceiros.
Os preservativos texturizados também são altamente eficazes na proteção do HIV e demais IST, além da gravidez indesejada. As autoridades de saúde alertam que antes de experimentá-lo é necessário verificar o prazo de validade, a integridade do produto e seguir corretamente as instruções uso.