2025 Notícias

Estudo aponta que esquemas antirretrovirais com doravirina são seguros e eficazes

Estudo publicado em 1° de junho de 2025, na revista AIDS, avaliou a segurança e a eficácia de regimes antirretrovirais contendo doravirina em pessoas que vivem com HIV na Europa. O ensaio foi conduzido por Agathea Ravi, do Hospital Chelsea e Westminster, em Londres, no Reino Unido, e outros pesquisadores.

Foram consideradas elegíveis, pessoas com HIV maiores de 18 anos que frequentassem 16 clínicas especializadas no vírus, localizadas no Reino Unido, França, Espanha, Bélgica e Holanda. Os participantes deveriam ser “virgens” (sem experiência prévia) em terapia antirretroviral (TARV) ou mudar seus esquemas originais para um tratamento baseado na doravirina.

No total, 394 pacientes foram incluídos na pesquisa, realizada de agosto de 2017 a fevereiro de 2022. Desses, 63 não possuíam experiência anterior com TARV, 75,4% eram do sexo masculino e 92,2% receberam doravirina associada ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF) e lamivudina ou doravirina associada ao TDF e entricitabina. A média de idade da amostra foi de 45 anos.

Na semana 96, 90,7% dos participantes, no geral, alcançaram a supressão viral (carga viral abaixo de 50 cópias/ml). As taxas de supressão foram de 87,3% e 91,2%, respectivamente, entre os voluntários sem experiência prévia em TARV e aqueles que mudaram seus regimes originais para um tratamento contendo doravirina.

A proporção de pacientes com falha virológica foi considerada baixa: 3,3% no geral, sendo 1,6% no grupo de pessoas sem experiência prévia em TARV e 3,6% entre os que mudaram de esquema. Dois participantes (0,5%) foram perdidos no acompanhamento e 13 (3,4%) descontinuaram o tratamento, dos quais apenas quatro relataram efeitos adversos leves.

Os resultados da análise, segundo os autores, foram altamente promissores, demonstrando altos índices de eficácia e baixos níveis de efeitos colaterais em regimes antirretrovirais baseados na doravirina. Ressaltam que novos estudos são importantes para que essas descobertas possam ser aprofundadas.

Fonte: site da revista AIDS, de 1° de junho de 2025.

(https://journals.lww.com/aidsonline/abstract/2025/07010/use_of_doravirine_based_regimens_in_clinical.6.aspx)