Adesão à PrEP e aceitação de chatbots entre HSH negros norte-americanos
Gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) são responsáveis por aproximadamente 60% das novas infecções pelo HIV entre negros norte-americanos. Apesar disso, ainda existe uma importante lacuna na adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre essa população.
Estudo conduzido por Jackson Ndenkeh, da Universidade de Yale, em New Haven, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores, avaliou os desafios de HSH negros norte-americanos relacionados à adesão à PrEP e à utilização de chatbots (programa de computador que simula uma conversa entre humanos) para facilitar o acesso ao medicamento. A análise foi publicada, em 4 de junho de 2025, na revista Plos Digital Health.
Cinco discussões por meio de grupos focais foram realizadas, de fevereiro e abril de 2024, envolvendo 121 HSH negros de diversas cidades dos Estados Unidos. Os participantes indicaram a falta de informações sobre a PrEP e o estigma envolvendo sexualidade e HIV como os principais desafios de adesão à profilaxia. Preocupações com os efeitos adversos do medicamento e a baixa percepção de vulnerabilidade ao vírus foram outras importantes barreiras de adesão identificadas.
Os chatbots foram percebidos como uma opção viável para fornecer educação sobre PrEP, especialmente aqueles com interações mais acessíveis e fáceis de utilizar. A simplificação de informações relativas à profilaxia, a manutenção do anonimato e uma conexão direta com provedores de saúde foram os requisitos mais citados pelos voluntários para a aceitação da ferramenta.
Entre os resultados apontados, a adesão à PrEP entre HSH negros norte-americanos ainda é considerada insatisfatória e a utilização de chatbots pode representar uma intervenção eficaz para promover o conhecimento e o acesso à profilaxia. Os autores afirmam que novos estudos são necessários para garantir que esse recurso tecnológico seja implementado com sucesso.
Fonte: site da Plos Digital Health, de 4 de junho de 2025.
(https://journals.plos.org/digitalhealth/article?id=10.1371/journal.pdig.0000891)