2025 Notícias

Brasil pleiteia certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV

No dia 4 de junho de 2025, o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, encaminhou à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde, a documentação necessária para o país obter o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV (quando a transmissão do vírus ocorre durante a gravidez, no parto ou na amamentação). 

No relatório, o ministério destaca que a taxa de transmissão vertical (proporção de bebês infectados pelo total de gestantes que vivem com HIV) diminuiu consideravelmente e chegou a um patamar inferior a 2% em 2023. Já a taxa de incidência do vírus entre crianças ficou abaixo de 0,5 para cada mil bebês nascidos vivos no país.

A busca pelo certificado era uma das metas do Programa Brasil Saudável, lançada pelo governo federal no início de 2024, com o objetivo de reduzir a carga do HIV e de outras 14 doenças. Além da transmissão vertical do HIV, o programa visa obter a mesma certificação em relação à sífilis, à hepatite B, à doença de chagas e ao HTLV.

O representante da Opas no Brasil, Cristian Morales, celebrou a conquista do país, que se juntou a outras 19 nações que alcançaram o mesmo feito: “Há milhares de mulheres que agora podem realizar o sonho de ser mãe e trazer ao mundo crianças livres do HIV. O próximo desafio é a manutenção de um financiamento constante para que esses resultados não sejam perdidos”, conclui Morales.

Fonte: Jornal O Globo, de 4 de junho de 2025.

(https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/06/04/hiv-brasil-entrega-a-oms-documentacao-para-obter-certificado-da-eliminacao-da-transmissao-vertical.ghtml)