Estudo analisa eficácia do lenacapavir e do TAF/FTC em mulheres jovens africanas
O estudo OBJETIVO 1, conduzido por Flavia Kiweewa, da Universidade Makerere, na cidade de Kampala, em Uganda, e outros pesquisadores, avaliou a eficácia do lenacapavir e do fumarato de tenofovir alafenamida associado à entricitabina (TAF/FTC) como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV em mulheres jovens do continente africano. A análise foi apresentada, em forma de pôster, na 32ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 9 a 12 de março de 2025, em São Francisco, nos Estados Unidos.
O estudo, realizado de 2023 a 2024, incluiu 5.338 mulheres cisgênero, HIV negativas, de 18 a 24 anos, que residiam em Uganda ou na África do Sul. As participantes foram divididas em dois grupos: um que receberia a PrEP injetável semestral baseada do lenacapavir, e outro que tomaria a PrEP oral diária baseada no TAF/FTC.
Testes de HIV de quarta geração foram realizados em todas as visitas de acompanhamento. A adesão ao lenacapavir foi medida por meio do comparecimento às consultas para aplicação das injeções, enquanto a adesão ao TAF/FTC foi calculada por meio da concentração dos medicamentos em manchas de sangue seco retiradas das voluntárias.
Os dados de adesão em manchas de sangue seco estavam disponíveis para 37 dos 38 casos de soroconversão no grupo de TAF/FTC. Desses, 35 possuíam concentrações abaixo da ideal ou inexistentes do medicamento. Entre as duas participantes com adesão considerada perfeita, uma apresentou mutações de resistência ao TAF/FTC. Não foi registrada nenhuma soroconversão no grupo do lenacapavir durante a pesquisa.
De acordo com os autores, quase todos os casos de soroconversão ocorridos em mulheres jovens que receberam a PrEP oral diária foram atribuídos a uma baixa adesão ao medicamento. No entanto, ressaltam que o TAF/FTC é uma opção segura e eficaz para a prevenção do HIV em pessoas que preferem tomar um comprimido oral diário ao invés de injeções de longa duração.
Fonte: site da CROI de 12 de março de 2025.