VH-184: medicamento antirretroviral de longa duração tem resultados iniciais promissores
O VH-184 é um medicamento projetado para ser injetável que vem sendo desenvolvido como um agente de longa duração no tratamento do HIV. Estudo conduzido por Luise Rogg, da ViiV Healthcare, em Durham, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores, examinou a segurança e a eficácia do VH-184 em adultos norte-americanos. O ensaio foi apresentado, em forma de pôster, na 32ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 9 a 12 de março de 2025, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Em junho de 2024, os investigadores realizaram uma etapa com monoterapia oral do VH-184 em adultos que vivam com HIV, mas nunca haviam feito tratamento antirretroviral, e que apresentassem cargas virais acima de 3.000 cópias/ml. A monoterapia teve a duração de dez dias.
Durante esse período, os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo com 19 pessoas, que recebeu doses de 10 mg, 50mg ou 300 mg do medicamento nos dias 1, 4 e 7; e outro grupo com três pessoas, que tomou placebo nos mesmos dias. Ao final da monoterapia, os voluntários iniciaram o tratamento padrão do HIV, à base de comprimidos diários.
A maioria dos participantes (86%) foram designados como homens no nascimento, 68% se declararam brancos e 59% eram hispânicos ou latino-americanos. Todos eram maiores de 18 anos e residiam nos Estados Unidos. A média de idade da amostra foi de 34,1 anos.
Os pesquisadores constataram que as cargas virais diminuíram de forma consistente a partir da primeira dose do VH-184, até o décimo dia da monoterapia, em todos os voluntários que receberam o medicamento. O maior declínio foi observado naqueles que tomaram a dose de 300 mg, seguidos pelos que receberam 50 mg e 10 mg, respectivamente.
Não foram registradas alterações significativas nas cargas virais dos participantes que tomaram placebo. O único efeito adverso relatado foram náuseas e nenhuma mutação de resistência ao VH-184 foi detectada.
Segundo os autores, a monoterapia com VH-184 demonstrou uma atividade antiviral rápida e potente, além de um perfil de segurança altamente favorável. Eles destacam que os resultados do estudo apoiam a adoção do medicamento como agente principal em um regime de longa duração para o tratamento do HIV.
Fonte: site da CROI, de 10 de março de 2025.