Para quem usa PrEP Oral

A PrEP oral precisa ser tomada todos os dias?

Sim. Sua eficácia está diretamente ligada ao uso adequado do medicamento.

É preciso tomar a PrEP oral diária sempre no mesmo horário?

Não, porém o mais indicado é criar uma rotina, pois ajuda a não se esquecer de tomar o medicamento. O ideal é associar a uma atividade diária, como antes ou após uma das refeições, após escovar os dentes, ao acordar ou ao deitar etc. A pessoa também pode definir um horário e colocar o celular para despertar diariamente ou deixar o frasco do medicamento sempre à vista. Uma boa dica é o app Viva Bem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O importante é não se esquecer de tomar o medicamento diariamente.

O que fazer se esquecer de tomar a PrEP oral diária?

Caso esqueça uma dose, não tem problema, mas a pessoa deve tomar assim que lembrar. À medida que deixa de ser tomado,  a eficácia do medicamento reduz progressivamente. O comprimido da PrEP não precisa ser ingerido sempre no mesmo horário para funcionar, mas deve ser tomado todos os dias. Essa dica vale também para quando o esquecimento for por conta do uso de drogas ou bebida alcoólica. Vale lembrar que é importante tomar o comprimido mesmo quando a pessoa for consumir álcool e drogas.

E se a pessoa deixar de tomar o comprimido oral por mais de um dia?

Após 4 a 5 dias consecutivos sem tomar a medicação oral, praticamente não há níveis protetores no sangue e por isso a pessoa não estará protegida contra o HIV. Na dúvida, nessas situações, é sempre recomendado associar o uso do preservativo.

A PrEP oral precisa ser tomada com alimento?

Não. Mas a pessoa pode estabelecer um horário para a ingestão perto das refeições para facilitar a adesão à profilaxia.

Onde se deve guardar o frasco da PrEP?

O frasco do medicamento deve ser guardado em temperatura ambiente e em local seco. Não é indicado deixar em geladeiras ou dentro do carro.

A PrEP oral pode ser compartilhada com outras pessoas?

Não, os comprimidos de PrEP nunca devem ser compartilhados. Nem todo mundo está apto a tomá-la. Tomar a PrEP sem uma avaliação clínica e laboratorial adequada pode ser prejudicial à saúde.

A PrEP oral pode ser tomada com outros medicamentos?

A PrEP oral deve ser iniciada após uma avaliação clínica e laboratorial. Nessa consulta, é importante comunicar ao profissional que esteja atendendo à pessoa quais os medicamentos que ela faz uso para que se possa determinar se há alguma contraindicação.

Quem toma PrEP oral pode se vacinar?

Não existem contraindicações entre a PrEP oral e o uso de vacinas já registradas, como aquelas contra hepatite A e hepatite B, por exemplo. Para uso de vacinas experimentais, dentro de pesquisas, é importante conversar com o médico do estudo antes de fazer uso.

Há efeitos colaterais com o uso da PrEP oral?

A PrEP oral é um medicamento e seus potenciais efeitos colaterais estão descritos na bula. De modo geral, as pessoas toleram bem a PrEP oral com poucos ou nenhum efeito colateral. Os efeitos colaterais mais comuns são gastrointestinais, como enjoos leves, gases e diarreias brandas. A maioria desses sintomas desaparece com o uso regular da medicação sem necessidade de suspender a PrEP. Algumas pessoas sentem-se melhor tomando o comprimido durante uma das refeições ou antes de dormir. Mas caso a pessoa apresente algum sintoma diferente ou mais intenso dos aqui mencionados, deve procurar o serviço de saúde onde faz o acompanhamento e conversar com o médico.

É preciso voltar ao serviço de saúde após iniciar a PrEP oral?

É preciso retornar ao serviço de saúde em 30 dias após o início da PrEP oral para ver se está tudo bem, se a pessoa se adaptou ao medicamento ou se desenvolveu algum efeito colateral. Caso esteja tudo bem, o usuário realizará novamente o seu teste de HIV para receber um novo suprimento de PrEP agora para 90 dias. A partir daí, seu acompanhamento será a cada três meses, sempre com a realização de teste de HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, antes de receber um novo suprimento de medicação.

O que é acompanhamento clínico?

Durante o uso da PrEP, a pessoa sempre pode contar com o profissional de saúde que fará o seu acompanhamento. Ele vai checar o seu estado de saúde geral, fazer perguntas sobre o seu comportamento sexual, uso de álcool e drogas, além de avaliar a r a melhor maneira de tomar a medicação e discutir sobre outros métodos complementares na prevenção do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

E no caso de querer interromper a PrEP oral diária?

Se decidir interromper a PrEP oral diária, a pessoa deve escolher outro método para continuar se protegendo contra o HIV, como o uso de preservativo. Para uma interrupção segura, deve conversar com o profissional de saúde que a acompanha. Junto com ele, encontrará o melhor método para se prevenir do HIV conforme o seu momento de vida.

E para reiniciar a PrEP oral diária?

O ImPrEP recomenda que qualquer início ou reinício da PrEP oral deve ser feito com 2 comprimidos, seguidos de 1 comprimido diário, sempre que ficar 7 ou mais dias consecutivos sem usar a profilaxia. Porém, é importante, antes de reiniciar a PrEP, realizar um novo teste de HIV, principalmente se houve risco sexual no período sem a medicação, uma vez que a  PrEP é não é indicada para  quem já contraiu a infecção pelo HIV. Tomar a PrEP já tendo contraído o HIV pode causar resistência ao medicamento utilizado no tratamento do HIV/aids. É muito importante sempre consultar o profissional de saúde antes de interromper ou reiniciar a medicação.