Evento técnico no Amazonas busca facilitar realização de cirurgias de redesignação sexual pelo SUS
Entre os dias 27 e 31 de agosto de 2024, 23 pessoas intersexo e transgêneros irão passar pelo procedimento de redesignação sexual durante a 1ª Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo que acontece no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV ), em Manaus. O evento voltado para profissionais das áreas médicas, do direito e do serviço social, marca a primeira vez que estes procedimentos vão ocorrer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Norte.
“Acreditamos que o evento promoverá desenvolvimento regional, uma vez que o HUGV tem projeto de habilitação das cirurgias que serão realizadas na Jornada, podendo dar seguimento à demanda cirúrgica crescente em nosso estado, tornando-se o primeiro hospital da Amazônia Ocidental a realizar cirurgias do processo transexualizador”, explica a presidente da comissão organizadora da Jornada, Conceição Maria Guedes Crozara, em nota da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Segundo a Agência Brasil, a jornada organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e à Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), reunirá 150 profissionais e acadêmicos e ainda vai capacitar cerca de 150 profissionais do direito, serviço social e da saúde como médicos, psicólogos, enfermeiros, e fisioterapeutas, o que é considerado pelos organizadores um marco para a região.
“A gente vai qualificar um grupo de cirurgiões de lá para deixar um processo perene em que as pessoas possam a partir de então fazerem as cirurgias. Estamos descentralizando e replicando o conhecimento, nesse que é um procedimento que não é simples de fazer”, afirma o urologista Ubirajara Barroso Jr, organizador da equipe cirúrgica de urologia da Jornada e chefe do Departamento de Cirurgia Afirmativa de Gênero da SBU, em entrevista à Agência Brasil.
Além da participação presencial, equipes de saúde poderão acompanhar as atividades em transmissões ao vivo pelo canal do HUGV no YouTube.
Fonte: Instagram/planetafoda