Espaço HSH HIV, IST e Outros

A maioria das mortes recentes por mpox nos EUA foi de HSH negros vivendo com HIV avançado

Das 38 pessoas que morreram em virtude da monkeypox (mpox) nos Estados Unidos, desde maio de 2022, a maioria eram gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens negros cisgênero. Entre aqueles com sorologia conhecida para o HIV, todos viviam com o vírus e tinham baixas contagens de CD4. Essas foram as principais descobertas de um estudo, liderado por Aspen Riser, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano, e publicado, em 14 de abril de 2023, no site do próprio CDC.

Os pesquisadores investigaram as características epidemiológicas e clínicas das mortes associadas à mpox, quando foram identificados 30.235 casos suspeitos ou confirmados da doença nos EUA. Foram recebidos relatórios de 52 mortes de pessoas infectadas ou possivelmente infectadas pela mpox. Dessas, 38 tiveram a doença como causa ou fator contribuinte para o óbito, indicando uma taxa de 1,3 mortes por 1.000 casos de mpox. Três indivíduos morreram por outras causas (incluindo um suicídio) e 11 óbitos ainda estão sob investigação.

Com exceção de duas pessoas (uma mulher trans e uma mulher cis), todos que morreram por mpox eram homens cis, a maioria negros, com média de idade de 34 anos. Entre aqueles que apresentavam informações disponíveis, dez indivíduos tiveram relações sexuais nas três semanas anteriores ao diagnóstico da doença, enquanto dois relataram contato próximo, mas não sexual, com uma pessoa infectada. Dos onze indivíduos com situação de habitação conhecida, cinco foram considerados como sem-teto.

No total, 31 pessoas viviam com HIV e duas eram imunocomprometidas por outros motivos (diabetes grave e transplante renal recente). As 24 que viviam com o vírus e tinham medições disponíveis, exceto uma, apresentavam contagem de CD4 abaixo de 50 células/mm³. Apenas dois indivíduos estavam em terapia antirretroviral quando foram diagnosticados com mpox.

O tempo médio entre o início dos sintomas e a morte foi de 68 dias. “O longo curso da doença experimentado pela maioria dos falecidos provavelmente está relacionado a uma baixa capacidade de resposta à infecção por causa do imunocomprometimento concomitante”, afirmaram os autores.

Fonte: site do CDC, de 14 de abril de 2023.

(https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/wr/mm7215a5.htm)