2023 Notícias

Comprimido genérico de TDF/FTC é a primeira escolha de PrEP nos EUA

De acordo com estudo apresentado na 30ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2023, em Seattle, nos Estados Unidos, mais da metade dos norte-americanos que usam a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV toma a versão genérica do TDF/FTC (tenofovir disoproxil fumarato e emtricitabina). A análise foi conduzida por Weiming Zhu, do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

Os pesquisadores investigaram o banco de dados de prescrições da IQVIA, agência que fornece informações de saúde para profissionais da área. Foram encontrados registros do período compreendido de janeiro de 2013 a setembro de 2022. Nesse intervalo, foram realizadas 381.784 prescrições de PrEP, sendo 7% para mulheres.

Com objetivo de priorizar a prescrição atual, o mês de setembro de 2022 foi analisado isoladamente. Durante esse período, foram feitas 93.808 prescrições de TDF/FTC, o que significava 50,3% do total. A esse número ainda podiam ser somadas 7.065 (4%) prescrições do Truvada, medicamento não genérico com as mesmas substâncias. O tenofovir alafenamida e emtricitabina (TAF/FTC) foi o segundo medicamento mais receitado, com 45% das prescrições.

No final da análise, foram registradas apenas 804 (0,5%) prescrições para o cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA). Pouco mais de 12% dessas indicações eram para mulheres.

A faixa etária máxima para o uso de PrEP oral nesse estudo foi de 25 a 34 anos, com 39% dos homens e a mesma proporção de mulheres presentes nesse grupo. Houve uma proporção ligeiramente maior de mulheres na faixa etária de 13 a 24 anos (13,7% contra 12,3%) e uma proporção menor de pessoas do sexo feminino no grupo com mais de 55 anos (5,5% contra 8,2%), faixa em que a PrEP oral não era oferecida.

De acordo com os autores, o baixo custo do medicamento é o principal motivo para que o TDF/FTC seja a forma de PrEP mais utilizada nos Estados Unidos. Eles também afirmam que serão necessárias mais campanhas para a popularização da profilaxia na modalidade injetável entre a população do país.

Fonte: site da CROI, de 3 de março de 2023.

Link para o estudo: (https://www.croiconference.org/abstract/oral-and-injectable-prep-use-in-the-united-states-2013-to-2022/)