2022 Notícias

HPV aumenta o risco de aquisição do HIV entre mulheres da África

O estudo VOICE, conduzido por Gui Liu, da Universidade de Washington (EUA), descobriu que o risco de aquisição do HIV entre as mulheres do continente africano aumentou consideravelmente com a elevação do número de infecções causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O resultado do ensaio, realizado entre 2009 e 2018, foi publicado, em fevereiro de 2022, na revista AIDS.

Entre as 5.029 participantes do VOICE, todas mulheres, com idade entre 18 e 45 anos, 312 adquiriram o HIV. Dessas, 138 preencheram os critérios de inclusão e seguiram nas análises posteriores. Cada caso de HIV foi pareado com três pessoas HIV negativas do grupo de controle. Voluntários dos grupos de casos e de controle tinham, em média, 23 anos de idade no momento da inscrição.

A infecção por HPV foi examinada de várias maneiras: infecção por qualquer tipo de HPV, infecção por qualquer um dos 14 tipos de alto risco e infecção por qualquer um dos tipos de baixo risco. Para determinar as estimativas de risco, os pesquisadores ajustaram os seguintes fatores comportamentais e demográficos: país, idade, escolaridade, uso de preservativo, número de parceiros sexuais, ter um parceiro fixo e possuir alguma infecção sexualmente transmissível ou outras infecções vaginais.

A prevalência de infecção por HPV foi alta na amostra do estudo, independentemente do status de HIV. A taxa de detecção foi de 84% no grupo dos casos e 65% no grupo dos controles. Os participantes dos casos tiveram uma média de três infecções por participante, enquanto os do grupo de controles tiveram uma média de 1,8.

O risco de HIV foi aumentado em 1,9 vezes com a infecção por um único tipo de HPV. Esse risco cresceu de acordo com o número de tipos de HPV detectados. Para dois ou três tipos, o risco foi ampliado em 2,2 vezes; e para quatro ou mais, o risco foi elevado em 4,1 vezes. Para cada HPV adicional, o risco de HIV cresceu 20%.

“Em países com alta carga de infecção por HPV e HIV, a implementação generalizada da vacinação contra o HPV pode ter um duplo benefício: reduzir os riscos de HIV e eliminar o câncer do colo do útero entre as mulheres”, afirmou Liu.

Fonte: site do Aidsmap, de 13 de abril de 2022.

(https://www.aidsmap.com/news/apr-2022/hpv-increases-risk-hiv-acquisition-among-women-sub-saharan-africa)

Link para o estudo: https://journals.lww.com/aidsonline/Abstract/2022/02010/Prevalent_human_papillomavirus_infection_increases.11.aspx