HIV, IST e Outros

Estudo analisa padrões de crescimento e contagem de CD4 em adolescentes que vivem com HIV

“Padrões de Crescimento e CD4 de Adolescentes que Vivem com HIV Adquirido no Período Perinatal em Todo o Mundo” foi um estudo liderado por Julie Jesson, da Universidade de Toulouse, na França, que descreveu a evolução do crescimento e da contagem de CD4 durante a adolescência, usando dados do projeto global Collaborative Initiative for Pediatric HIV Education and Research (CIPHER). O trabalho foi publicado, em 7 de março, no Journal of the International AIDS Society.

As informações foram coletadas entre 1994 e 2015 em 11 redes CIPHER ao redor do mundo. Foram incluídos adolescentes com infecção por HIV contraída no período perinatal que iniciaram a terapia antirretroviral (TARV) antes dos 10 anos de idade, com pelo menos uma medição de altura ou contagem de CD4 entre 10 e 17 anos.

Um total de 20.939 adolescentes foi incluído para análises de crescimento e  19.557 para análises de CD4. Metade era do sexo masculino, metade do sexo feminino, 66% viviam na África Oriental e Austral e a idade média no início da TARV variou de menos de 3 anos na América do Norte e Europa para mais de 7anos nas regiões da África Subsaariana. Aos 10 anos, o atraso no crescimento variou de 6% na América do Norte e Europa para 39% na região Ásia-Pacífico. Foram observados mais casos de nanismo nas mulheres e entre aqueles de países considerados de baixa renda.

Dos 10 aos 17 anos, a contagem média de CD4 diminuiu de 768 para 607 células/mmᶟ. Esse declínio foi observado de forma similar em adolescentes de ambos os sexos de todas as regiões do mundo. Dezenove por centro dos participantes apresentaram, durante o estudo, resultados abaixo de 500 células/mmᶟ.

Os padrões de altura durante a adolescência diferiram substancialmente por região e sexo, enquanto padrões de CD4 foram semelhantes, com uma diminuição observada que necessita de maior investigação. O diagnóstico precoce e o início oportuno do tratamento na primeira infância são fundamentais para prevenir o retardo do crescimento e melhorar os resultados de CD4 no momento em que o jovem atingir a fase adulta.

Fonte: site do  Journal of the International AIDS Society, de 7 de março de 2022.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.25871)