2022 Notícias

Reino Unido: estudo aponta aumento pouco significativo de casos de HIV entre usuários de PrEP

Um estudo da clínica de saúde sexual 56 Dean Street, de Londres, divulgado em dezembro de 2021, na publicação on-line AIDS, mostrou que o número de diagnósticos de HIV entre usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) no Reino Unido aumentou, ainda que de forma pouco significativa, quando comparado com o levantamento anterior, realizado em 2018.

“Identificamos 52 diagnósticos de HIV entre pessoas que usavam PrEP. Embora seja um número maior que o registrado anteriormente, ainda podemos considerar uma fração insignificante, se levarmos em conta os mais de 15 mil gays/outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans que receberam a profilaxia na clínica”, informou Nicoló Girometti, pesquisador do 56 Dean Street Collaborative Group.

Entre os novos casos, todos eram homens, com exceção de uma mulher trans. A idade média foi de 34 anos, com dois terços não nascidos no Reino Unido. A maioria (63%) obteve a PrEP fora do ambiente clínico, comprando on-line ou recebendo de amigos ou parceiros sexuais.

Sessenta e nove por cento relataram tomar a PrEP oral diária e 31% disseram fazer uso da PrEP 2+1+1 (sob demanda). Um em cada cinco usuários afirmou ter mudado a modalidade da profilaxia nos seis meses anteriores. O tempo médio entre a última pílula e o teste positivo foi de apenas 14 dias e 35% relataram ter tomado o medicamento no dia anterior ao diagnóstico.

E por que a PrEP aparentemente não funcionou em alguns casos? Investigando os dados relatados, os pesquisadores descobriram que 46% dos usuários da profilaxia com o diagnóstico positivo de HIV tiveram períodos de adesão inadequada desde o último teste negativo; 17% tentaram tomar a PrEP regularmente, mas tiveram o fornecimento interrompido; 16% optaram por encerrara profilaxia ao iniciar um relacionamento supostamente monogâmico; e 6% tiveram relações sexuais não planejadas durante um período não coberto pela profilaxia. Apenas sete pessoas (13%) relataram uma adesão adequada.

Os autores afirmam que alguns casos aparentes de falha da PrEP podem ocorrer devido ao esquecimento de eventos de risco ou por lapsos na adesão. Eles também disseram que à medida que mais pessoas passem a tomar a profilaxia, e por períodos mais longos, uma “fadiga de PrEP” tende a ocorrer com maior frequência.

Fonte: site do Aidsmap, de 24 de janeiro de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/jan-2022/big-increase-recent-prep-users-among-new-hiv-cases-largest-uk-clinic-reports)

Link para o estudo: https://journals.lww.com/aidsonline/Abstract/9000/Rising_rates_of_recent_PrEP_exposure_among_MSM.96256.aspx