2021 Notícias

HIV não tratado e carga viral não suprimida aumentam risco de morte por Covid-19

Pessoas vivendo com HIV que não estão em tratamento antirretroviral (TARV) ou não apresentam carga viral suprimida possuem maior probabilidade de morrer após internação hospitalar por Covid-19 em comparação com pessoas que tomam TARV ou têm a carga viral suprimida. Essa foi a conclusão de um estudo, liderado por Waasila Jassat, do Sistema Nacional de Vigilância Hospitalar da África do Sul, publicado, em agosto de 2021, na revista The Lancet HIV.

O ensaio avaliou fatores de risco para morte hospitalar por Covid-19 entre março de 2020 e março de 2021. Durante esse período, 219.265 pessoas foram internadas com infecção por Sars-CoV-2 e 51.037 morreram . A idade média das pessoas internadas era de 54 anos, 55% eram mulheres e 60% tinham pelo menos uma comorbidade conhecida por aumentar o risco de diagnóstico de Covid-19 grave.

Cerca de 70% dos pacientes internados informaram seus status de HIV. Dentre esses, 13.753(9%) viviam com o vírus. A prevalência do HIV foi de 20% entre os internados em hospitais públicos e 2% entre os internados em hospitais privados. Pacientes com HIV eram mais propensos e terem diagnósticos recentes de tuberculose e tinham um risco ligeiramente aumentado de doença renal crônica e doença cardíaca em comparação com outros hospitalizados por Covid-19. Em compensação, eram menos tendentes a desenvolver doença pulmonar crônica, diabetes ou hipertensão.

Cinquenta e oito por cento dos participantes que viviam com HIV relataram se estavam em TARV ou não. Ao final do estudo, concluiu-se que os pacientes que não estavam em tratamento (8% desse grupo) tinham 45% mais probabilidade de morrer de Covid-19 do que as pessoas que tomavam TARV. Dados sobre suas cargas virais foram informados por 12% dos participantes. Desses, 25% apresentavam carga viral acima de 1.000 cópias/ml. Pessoas com carga viral não suprimida tinham 55% mais chance de morrer de Covid-19 em comparação com pacientes com a carga viral suprimida.

Depois de analisar dados extraídos dos principais hospitais da África do Sul, os autores concluíram que as pessoas vivendo com HIV tinham um risco modestamente aumentado de morte após internaçãopor Covid-19.

Fonte: site do Aidsmap, de 2 de setembro de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/sep-2021/untreated-hiv-low-cd4-count-or-unsuppressed-viral-load-raise-risk-covid-19-death)

Link para o estudo: https://www.thelancet.com/journals/lanhiv/article/PIIS2352-3018(21)00151-X/fulltext