PrEP, HSH e trans

Como a Covid-19 alterou os cuidados com o HIV, o uso de PrEP e os comportamentos sexuais de HSH no sul dos EUA

Uma grande proporção de homens que fazem sexo com homens (HSH) descontinuou ou alterou seus esquemas de profilaxia pré-exposição (PrEP), relatou interrupções na utilização dos serviços de HIV e diminuição de comportamentos sexuais de risco devido à pandemia da Covid-19, de acordo com estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública de Rollins e pela Universidade Emory, que examinou o uso da PrEP entre HSH, pesquisados de forma on-line entre outubro de 2019 e julho de 2020. O trabalho foi publicado no Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, em maio de 2021.

No início do estudo, os 78 participantes iniciais se descreveram como homens cis (91% identificados como gays), tinham entre 18 e 34 anos de idade, 27% negros não hispânicos e viviam no sul dos EUA. Além disso, relataram sexo anal com outro homem nos seis meses anteriores a sua participação no estudo, eram HIV negativos e estavam usando a PrEP naquele momento.

De junho a julho de 2020, 72% responderam a uma pesquisa adicional, conhecida como “pesquisa Covid-19”, que questionou especificamente sobre o efeito da pandemia no comportamento sexual, acesso e uso da PrEP e acesso a serviços de saúde sexual, como testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e de HIV.

Na “pesquisa Covid-19”, 9% informaram a descontinuidade no uso de PrEP, 16% relataram dificuldade em obter a profilaxia e 4% mudaram para o esquema PrEP sob demanda (2+1+1). Trinta e dois por cento não fizeram teste de HIV e 43% não fizeram teste de IST nos últimos 3 meses, com 20% relatando dificuldade em fazer o teste de HIV e 18% relatando dificuldade em obter um teste de IST por causa da pandemia da Covid-19.

A maioria dos participantes informou uma diminuição em todos os comportamentos sexuais desde o início da pandemia, exceto para a atividade sexual com um parceiro principal. Todos os indicadores de comportamento sexual, como ter múltiplos parceiros sexuais, sexo anal, sexo oral e sexo sem preservativo, diminuíram nas últimas 2 semanas de fevereiro a abril de 2020, depois aumentaram de abril a junho, em comparação com meses anteriores à pandemia.

O estudo teve algumas limitações. A participação na pesquisa Covid-19 era opcional, não tendo sidopreenchida por todos os participantes. Outro fato que pode ter ocorrido para uma menor adesão era que o fato de o questionário estar disponível apenas em inglês.

As descobertas enfatizam a necessidade de realizar adaptações na prestação de serviços de HIV durante uma pandemia. Entre as principais conclusões da pesquisa estão: visitas alaboratório para testes de HIV/IST somente devem ser feitas por aqueles que forem indicados para talou que façam teste de HIV/IST em casa, estender a prescrição de PrEP para um fornecimento de 90 dias, bem como fazer uso da telemedicina quando possível.

Fonte: Infectious Disease Advisor, 8 de junho de 2021

Artigo Original:

https://journals.lww.com/jaids/Citation/2021/05010/Changes_in_Sexual_Behavior,_PrEP_Adherence,_and.1.aspx