2020 Notícias

NÃO HÁ RISCO MAIOR DE CORONAVÍRUS EM PESSOAS COM HIV CONTROLADO, DIZ OMS

Os primeiros dados de Wuhan, na China, sugerem que pessoas que vivem com HIV não sofreram mais com a pandemia do novo coronavírus que os demais habitantes da cidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que as pessoas com HIV controlado não parecem estar em risco elevado de infecção pela Covid-19 ou outras doenças graves.

No entanto, o risco de interrupção dos serviços de HIV é significativo, especialmente quando o novo coronavírus se espalhar por países com sistemas de saúde frágeis. “Estamos nos preparando para uma pandemia ainda maior nos países de baixa e média renda”, disse Meg Doherty, nova diretora de HIV da OMS, em um webinar organizado pela International Aids Society.

Doherty apresentou a avaliação da OMS sobre pacientes soropositivos e o novo coronavírus. Ela afirmou que as premissas atuais estão calcadas em evidências ainda muito pequenas e que podem, portanto,precisar ser revisadas à medida que a situação evoluir.

A diretora observou,também,que pessoas com doença avançada pelo HIV, baixa contagem de CD4, carga viral alta ou que não estão em tratamento antirretroviral correm maior risco de contrair doenças infecciosas em geral. A OMS sugere que pessoas nessas circunstâncias tomem precauções adicionais contra a Covid-19.

O primeiro relato de caso de alguém co-infectado pelo HIV e o novo coronavírus em Wuhan foi confirmado há quatro semanas. O paciente apresenta sintomas leves ou moderados e, apesar da imunodeficiência grave, vem se recuperando gradualmente.

Fonte: site do Aidsmap, de 4 de abril de 2020 https://www.aidsmap.com/news/apr-2020/no-increased-coronavirus-risk-people-well-controlled-hiv-says-who-how-will-health