2019 Espaço HSH PrEP, HSH e trans

Características de HSH mais jovens e associação de idade com consciência e disposição de PrEP no Brasil, México e Peru

Esse pôster, apresentado pelo pesquisador brasileiro do projeto ImPrEP Thiago Torres na Conferência AIDS Society 2019, realizada na Cidade do México em julho, foi fruto da ampla pesquisa on-line realizada em 2018 pelo ImPrEP junto a cerca de 20 mil gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH) dos três países do estudo, sobre disposição para uso da PrEP, barreiras, desafios, fatores de risco, entre outros temas.

Sabendo que o HIV continua a aumentar entre as populações-chave na América Latina, especialmente entre HSH de 18 a 24 anos, o estudo buscou avaliar a associação entre a idade mais jovem e a consciência e disposição da PrEP entre HSH do Brasil, México e Peru. 
 

Os HSH foram recrutados para realizar pesquisa on-line via anúncios no Facebook, Grindr e Hornet de março a junho de 2018. Os indivíduos elegíveis eram homens cisgêneros, maiores de 18 anos de idade, HIV negativos ou de status desconhecido. O risco relacionado ao HIV baseou-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o uso da PrEP: relatar sexo desprotegido, ter um parceiro sexual vivendo com HIV, sexo transacional ou ter uma IST durante os últimos seis meses.  
 

Dos 19.456 HSH que completaram a pesquisa, 5.877 eram jovens. Em comparação com HSH mais velhos (maiores que 24 anos), uma proporção maior de jovens foi recrutada no Facebook, apresentava baixa renda, menos escolaridade, não tinha parceiro fixo, usava aplicativos para sexo com menor frequência e nunca fizeram teste para o HIV.  No modelo multivariável ajustado por país, educação, renda, orientação sexual, parceiro fixo, relacionado ao risco de HIV e uso de aplicativos, os mais jovens tinham menor percepção da PrEP. Entre as conclusões do estudo, a percepção de que, embora com maior risco para o HIV, os jovens HSH são menos conscientes em relação à profilaxia, o que torna fundamental haver intervenções para aumentar a conscientização e a disposição para o uso da PrEP entre eles.

Para conhecer o conteúdo desse pôster, acesse http://programme.ias2019.org/Abstract/Abstract/978

Autores do estudo: Thiago Torres, Kelika Konda, E.H. Vega-Ramirez, O.A. Elorreaga Reyes, D. Diaz-Sosa, Brenda Hoagland, S. Diaz, Cristina Pimenta, Marcos Bennedeti, H. Lopez-Gatell, Juan Vicente Guanira, R. Robles-Garcia, Beatriz. Grinsztejn, Carlos Carceres, Valdiléa Veloso, do Estudo ImPrEP