2018 Fique sabendo! Informe-se Notícias Saiba mais Últimas

Fiocruz obtém registro do antirretroviral Entricitabina+Tenofovir

Por: Alexandre Matos (Farmanguinhos/Fiocruz)

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) acaba de obter o registro do antirretroviral Entricitabina+Tenofovir, medicamento composto usado na Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP). O medicamento é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a unidade e a indústria nacional Blanver. Além de garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa vai gerar uma economia aos cofres públicos ao longo de cinco anos de duração do acordo. “Isso contribui para ampliação do acesso ao medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o diretor Jorge Mendonça. A expectativa é de que a distribuição comece no primeiro semestre do ano que vem.

A PrEP é um esquema de prevenção à infecção por HIV, que consiste no uso diário do comprimido, que funciona como uma espécie de barreira química contra o vírus. Essa profilaxia parte da estratégia combinada, ou seja, quem utiliza não deve abrir mão do uso de preservativos. O mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em 1º de dezembro de 2017, Dia Mundial de Luta contra a Aids, aponta que, nos últimos dez anos, foram notificados 194.217 casos de infecção pelo vírus HIV.

Os números são alarmantes e a inclusão da PrEP apresenta-se como mais uma opção nas estratégias para conter o surgimento de novas infecções no país, conforme o Protocolo e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. O Brasil foi pioneiro na América Latina ao adotar, no início deste ano, a terapia como política de saúde. De acordo com a pasta, nesse período (janeiro a junho), foram realizadas cerca de 6 mil prescrições de PrEP e 2.748 pessoas já haviam iniciado a profilaxia.

Segundo o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, a produção por Farmanguinhos é fundamental para garantir o abastecimento da rede pública incluída no programa (22 cidades de 11 estados), além de promover economia e colaborar com a ampliação dessa iniciativa para todo o território nacional.

https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-obtem-registro-do-antirretroviral-entricitabinatenofovir